Campanhas personalizadas com Marketing Omnichannel

Cada dia mais a necessidade do consumidor muda, e pra isso as empresas precisam estar atentas nas melhores estratégias para acompanhar o ritmo do mercado. Pensando nisso o artigo de hoje vai aprofundar mais sobre o Marketing Omnichannel e em suas campanhas personalizadas.

Sobre o Marketing Omnichannel

Os tempos são outros e pensar que a compra está exclusivamente relacionada com a loja física caiu por terra. Com o avanço da tecnologia tivemos mudanças nos comportamentos dos consumidores, sendo que eles utilizam todos os meios digitais para ter acesso a serviços e produtos, e pensando em tudo isso que nasceu o Marketing Omnichannel.

O Marketing Omnichannel nada mais é que canais de vendas, ou seja, ampliar ferramentas para estar presente em todos os canais de comunicação do cliente, ampliando a imagem da marca.

Com o Omnichannel o cliente consegue realizar sua compra a partir de qualquer dispositivo com a mesma experiência. Como é um sistema integrado o cliente vai escolher como fazer a compra online, e a experiência do usuário vai ser a mesma independente do canal de compra que ele escolher.

Ou seja, você estar presente em todas as ferramentas de comunicação ainda não é ser Omnichannel.

Quando falamos sobre o Omnichannel estamos referindo a estratégias previamente pensadas e operacionalizadas para que o cliente receba o mesmo tratamento seja na loja física, ou na online (e dentro da online seja no celular ou no notebook, por exemplo). Assim, o Marketing Omnichannel precisa ter sua logística, armazenamento, distribuição, campanhas, estratégias de marketing todas integradas entre sim.

Para o leitor entender melhor na prática. É muito comum que você faça uma compra pela internet, e quando chega em casa você percebe que o tamanho não é o adequado, e então você vai até uma loja física e é informado pelo atendente que como a compra foi realizada online você não pode trocar em loja física. Isso significa que a empresa possui diversos canais de atendimento ao público, mas não os integra entre sim.

Já no Omnichannel tudo dentro da empresa será integrado, para o que consumidor não veja diferença entre o universo online e off-line, tudo isso para gerar uma fidelização da marca. No caso acima na plataforma Omnichannel o cliente conseguiria fazer a troca normalmente. Assim, a estratégia gera benefícios para o consumidor e também para a empresa.

Campanhas com Marketing Omnichannel

Como tudo dentro do Omnichannel deve ser integrado para proporcionar uma melhor experiência ao usuário não é diferente quando o assunto são as campanhas.

Dessa forma a campanha Omnichannel tem que visar o online sem esquecer do físico e o físico sem esquecer do online. Por exemplo, criar dentro do mundo online ofertas que podem ser usadas tanto na loja física quanto no site.

Dentro das campanhas voltadas para a loja física sempre deixar claro que todos os descontos, benefícios e etc são válidos em todos os canais.

Isso porque muitos clientes podem gostar de receber ofertas online por e-mail ou através das redes sociais, mas preferem finalizar a compra em uma loja física, e nada mais frustrante do que aquele desconto não estar disponível, né?

Por isso é importante a integração das campanhas publicitárias, mantendo a política da empresa de trocas, preços, e outros detalhes.

Além disso as empresas que adotam a estratégia Omnichannel para suas campanhas devem lembrar de alinhar as mensagens, os objetivos e o design de cada mídia, ou seja, não é uma tarefa tão simples, já que é preciso unir todos os canais de comunicação e não somente fazer um post aleatório em um deles.

Os usuários que estão envolvidos em várias mídias e tem uma relação positiva em todas elas tendem a comprar com mais frequência com aquela empresa.

Com tudo isso nem precisamos falar que adotar a estratégia Omnichannel para sua empresa traz enormes benefícios, fazendo com que se atinja a meta que muitas empresas procuram hoje: fidelizar clientes.

Grandes empresas são pioneiras no Omnichannel e tiram grandes frutos disso! Como dito anteriormente nem sempre integrar tudo é uma tarefa fácil, por isso muitas empresas não o fazem, mas com certeza pra quem consegue é um grande diferencial.

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