O que é landing page?

As Landing Pages  podem ser traduzidas como “páginas de destino’’. Isso porque essas páginas tem como objetivo transformar o seu tráfego em leads em leads clientes. Assim, as páginas permitem que você capture informações dos visitantes através de formulários.

A principal função que uma Landing Page tem é convencer a pessoa que está acessando ao site a disponibilizar suas informações pessoais, como nome, e e-mail. Geralmente oferece-se algo para que o visitante faça isso, como o acesso a um conteúdo exclusivo, um desconto em compras no site, entre outras ações.

Você com certeza já entrou em uma Landing Page quando estava em algum site. A conversão pode tentar ser feita logo quando você acessa o site (onde vem um anúncio para se cadastrar e conferir as novidades) outros sites são mais sutis e tentar apresentar o formulário quando o cliente clica em uma área restrita, ou quando precisa de uma informação adicional.

Como fazer uma Landing Page?

Para a criação da Landing Page o item mais importante é o formulário, é ele que vai caracterizar que a página tem como intuito a conversão. Por isso o formulário precisa ter itens para que essa conversão seja feita, e no caso da Landing Page é o formulário que vai ser a “ponte’’ para que a conversão aconteça.

Através do formulário que o usuário, que até então é um “estranho’’ vai fornecer suas informações, e a partir desse momento ele deixa de ser só mais um usuário da internet, e passa a ser o seu lead. Ou seja, ele passa a fazer parte das suas ações para que ele possa vir a se tornar um cliente.

E por ser um dos elementos essenciais dentro da Landing Page é preciso que o formulário seja planejado com muita cautela. Um exemplo que podemos dar sobre a criação do formulário ideal é,

  • Não coloque muitos campos para serem preenchidos: Vamos combinar que só de ver diversas coisas para serem preenchidas o visitante se assusta, e desiste na hora de preencher. Por isso seja objetivo, peça o nome, o email, e mais alguma informação relevante que tenha relação com os serviços que você oferece.

Mas do que isso se torna cansativo, e como já citamos causa desinteresse no usuário. Para que ele se torna um lead você precisa somente do email e da permissão dele para que você envie conteúdo. O resto você vai descobrindo conforme a relação com o lead vá fluindo. Não tenha pressa de saber todas as informações do cliente logo de cara.

A Landing Page se torna bem importante porque é muito difícil que qualquer pessoa realize uma compra pela internet na primeira vez que acessa o site. E a Landing Page é justamente uma importante para que a venda aconteça, isso é feito através da nutrição de leads. Ou seja, você manda para o e mail do seu potencial cliente as novidades de produto, promoções, ou até mesmo artigos com conteúdo relevantes que tenham relação com a sua empresa / produto.

O conteúdo oferecido para o lead fica a critério da empresa, mas é importante ressaltar que precisa ser atrativo, e evitar que seja uma coisa repetitiva e chata. Evite também mandar diversos e – mails por dia! O lead logo vai mandar seu email pro spam, e todo esforço que a Landing Page fez até agora foi para o ralo.

A Landing Page é o principal canal de vendas, porque nele que vai começar o interesse do usuário. Um usuário que não achou seu site, ou seus produtos interessantes dificilmente vai deixar seu e – mail disponível para receber algo da empresa.

Já a pessoa que preencheu o formulário da Landing Page tem interesse pelo que você oferece, por isso esse usuário precisa ser ‘’bem cuidado’’ por você. Ele está próximo a realizar uma compra em seu site, do contrário, não disponibilizaria os seus dados.

Não se esqueça também que o CTA (Call to Action) é o principal indicador de sucesso da sua Landing Page. Por isso ao criar a Landing Page leve em consideração o tamanho do botão a ação, a posição dela na página, e o texto que ela vai passar ao usuário.

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