Quais estratégias do Endomarketing podemos utilizar na Empresa?

O endomarketing nada mais é do um marketing voltado para os colaboradores, a empresa vê o funcionário como um cliente, utilizando ações para que ele realmente vista a camisa da empresa.

E o que sabemos é que a cada dia está mais difícil engajar uma equipe, isso porque é necessário dedicação da empresa para que a motivação, e o engajamento aconteçam, pois sabemos que isso não acontece do dia para noite.

E justamente por isso essas estratégias são pertinentes, mas antes é necessário uma boa comunicação interna para que os funcionários participem efetivamente das estratégias oferecidas.

Estratégias de endomarketing

Para começarmos a pensar nessas estratégias é necessário entender quais as dificuldades e as necessidades que estão acontecendo no ambiente de trabalho naquele momento.

Geralmente esse trabalho é feito pelo departamento de recursos humanos, depois desse levantamento é hora de colocar as estratégias em prática.

Crie oportunidades de integração entre os funcionários

Eventos como festa junina, festas para quem fez aniversario no final do mês, festinhas de final de ano, entre outros eventos vão criar oportunidades para a interação dos funcionários, além de criar um ambiente bem gostoso.

Os gestores podem e devem participar desses eventos, sempre tentando também estar em interação com a sua equipe.

E lembrando que as empresas estão cada vez mais tentando que isso ultrapasse o ambiente de confraternização e entre no dia – a – dia, com estimulações de práticas em conjunto fora da empresa, como grupos de caminhada, etc.

Investimento na capacitação

Investir na carreira e no crescimento profissional é bem importante, e vai te proporcionar funcionários qualificados.

Qualquer pessoa prefere trabalhar em um lugar onde é possível se capacitar para produzir melhor, do que em um local onde nada muda e tudo é sempre feito da mesma maneira.

Quanto mais aprendemos mais nos sentimentos seguros e motivados para exercer a nossa função dentro da empresa.

Muitas empresas tem medo de investir na carreira e na qualificação, com medo deles deixarem a empresa e de alguma forma ser um  “gasto’’, mas sabia que pode ser totalmente o contrário?

Quando o funcionário consegue ver que está crescendo junto ele vai querer ficar, ainda mais sabendo de todas as oportunidades de qualificação que a empresa oferece.

A qualificação pode ser feita a todos os cargos, desde cargos de liderança até outros! Todos os funcionários devem ser valorizados, é importante que todos vistam a camisa da organização.

Eventos motivacionais

A motivação é muito importante no meio de tudo isso, e todas as estratégias vão colocar para que ela aumente.

Mas a empresa também pode investir em eventos motivacionais relacionados a liderança, resultados, carreira, e tantas outras coisas que esse tipo de evento pode abordar, mexendo de forma indireta até com questões mais pessoais, tudo isso pode ter um peso importante.

A maioria dos funcionários que participam desse tipo de evento relatam sentimentos positivos.

Divulgue os bons exemplos

Claro que salários maiores e promoções motivam qualquer pessoa a realizar o seu trabalho de forma mais eficaz, mas sabia que não é só isso? Pequenas coisas podem ter um impacto tão eficaz quanto na motivação do funcionário.

Uma estratégia que tem se mostrado bastante eficaz é de criar elogios entre os funcionários, dessa forma é possível destacar as boas práticas entre os membros que vão se destacar durante o período.

Outra coisa que é até antiga, mas que continua gerando bons resultados, é escolher o  “funcionário do mês’’ você pode fazer isso de uma forma criativa, através da realidade da empresa.

Por exemplo, criar eventos para premiar ou mesmo para destacar os funcionários, dê vários títulos, como:  “o mais criativo’’  “o mais pontual’’  “o mais prestativo’’ e assim vai indo!

E claro há empresas que desenvolvem um sistema de folgas extras, ou mesmo uma bonificação de viagens, mesmo não sendo dinheiro físico tudo isso também envolve dinheiro para empresa.

O ideal é sempre pensar nessas estratégias sem colocar a empresa no vermelho, por isso vai depender também do que cada empresa tem disponível para montar as suas estratégias de endomarketing.

Você vai ver o quanto essas estratégias de endomarketing podem mudar o clima da sua empresa e o desempenho dos funcionários! Não é a toa que tantas empresas estão investindo nisso.

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