Cor e tipo de fontes para web site

Na hora de montar uma página pessoal, ou para o nosso negócio não há uma formula certa, mas o que sabemos é que características como cores e fontes contam muito para o sucesso da página.

Muitas pessoas acham que isso é bobagem, mas não é. Sabe aquela famosa frase que ‘’as pequenas coisas que fazem a diferença?’’ Pois é. Essa frase se encaixa bastante nesse caso. E você mesmo já deve ter tido a experiência de visitar um site e se incomodar com uma letra, ou até mesmo achar a cor muito forte, isso com certeza te faz sair da página mais cedo.

Para que você não cometa esse tipo de erro na hora de montar sua página confira todas as nossas dicas de hoje.

Web fonts

Antes de escolher uma fonte para a sua página é importante que você pense primeiro se a fonte é legível, e mostra clareza do conteúdo para o leitor.

Para começar há uma divisão básica dentro das fontes, elas são a Serif e a Sans Serif. A divisão é feita pela marca de decoração que vemos aos finais das letras. Se a fonte possuir essa marca no final ela é a Serif, e se ela não possuir é a Sans Serif.

As fontes Serif geralmente são identificadas por possui uma tipografia para web mais tradicional. As fontes Sans Serif já vêm com uma pegada mais moderna, ideal para ser lida online.

Qual a fonte ideal pra você?

A pergunta não é fácil de se responder, isso porque vai depender de muitos fatores, mas em especial o que tem que ser levado em conta na hora de escolher um fonte é: qual é o seu negócio? qual imagem sua página quer passar ao público? Seu conteúdo sera mais visual, ou mais baseado em textos?

São perguntas que você precisa saber na hora de escolher as fontes, mas vamos te dar algumas dicas para auxiliar na escolha.

Dicas para escolher a fonte ideal para o seu website

  • Evite usar mais de dois tipos diferentes de fontes na mesma página de website;
  • Web sites de áreas mais tradicionais como negócios, direito, consultorias, e etc, devem optar por fontes mais tradicionais;
  • Por outro lado o web site de artitas, fotográfos e ilustradores podem pedir fontes mais ousadas;
  • Se você quiser algo mais individualizado pode optar por fontes manuscritas;
  • Se o público da sua página for voltada para o público infantile você pode apostar em fontes coloridas e divertidas;
  • Para áreas de construção, carro, academias as fontes pesadas e mais fortes podem ajudar a passar a ideia de estabilidade e potência;
  • Agora se o seu negócio vai no segmento do luxo como hotéis, lojas, joias e etc você pode usar fontes mais alongadas e estreitas;
  • Quando você estiver fazendo uma página no web você pode testar todas as fontes que desejar para ver qual funciona melhor, assim pode também pedir ajuda para amigos e familiares sobre as fontes, é sempre interessante ter uma outra opinião nesses casos.

Cores do web site

Não é só a fonte que é importante para passar a imagem da sua empresa através de uma página da internet, as cores também são uma peça fundamental nesse processo, isso porque a psicologia das cores é comprovada, e esta ligada a estados de espírito, ou sentimentos específicos. Assim os visitants já podem reconhecer algumas cores, você pode usar cores para passar mensagens sem sequer escrever uma palavra.

Você tem que pensar na cor como um todo na hora de montar a sua página, tanto da fonte como todos os outros detalhes que vão refletir o que é a sua marca, ou do que se trata a sua página.

Além disso você deve sempre estar atento a combinação de cores, todo site requer um pouco de mistura pra ficar estaticamente legal mas ao mesmo tempo é preciso fazer isso com cautela.

Uma boa combinação de fontes e cores com certeza vai deixar seu web site exatamente com a mensagem que você ou seu negócio desejam.

Você pode gostar...

Deixe um comentário