SEO e Marketing de Conteúdo

Mesmo que as pessoas já tenham visto Marketing de Conteúdo e SEO juntos, elas ainda não sabem bem como utiliza-las.

Por essa razão, decidi fazer esse post.

Por um certo momento do Marketing eles eram vistos como opostos, hoje, precisam se complementar para um bom trabalho.

Está pronto para entender?

Vamos lá então.

O que é SEO?

De uma forma bem simples, SEO tem o significado de Search Engine Optimization ou ainda como Otimização para Mecanismos de Busca.

O SEO faz parte de um conjunto de técnicas que envolve a otimização de sites, páginas de web e também blogs.

O objetivo dessas otimizações é alcançar boas posições orgânicas, o que irá gerar mais trafego e também autoridade para o blog e também o site.

Esse tipo de estratégia é fundamental para uma empresa conseguir ganhar destaque, maior visibilidade e como consequência mais clientes e leads, o que gera também um maior faturamento.

O que é Marketing de Conteúdo?

De uma forma bem simples, o Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia para se produzir conteúdo voltados para um público-alvo.

Esse conteúdo tem como principal função guiar esse público-alvo para a compra de um determinado produto.

Mas, tudo isso, de uma forma simples e natural.

O intuito aqui não é apenas torna-la uma cliente dos seus textos, mas sim da sua marca, fazendo com que a sua empresa se torne uma referência para eles.

Diferentemente do que acontece atualmente, o Marketing de Conteúdo também é utilizado de forma office.

Agora irmãos, mas antes inimigos

Se num passado não muito distante, especialistas desses temas não podiam se ver na frente, nos dias de hoje tentam a todo custo marcar um encontro.

Pensando em obter sempre uma maior audiência o Marketing de Conteúdo visa escrever de forma bem interessante conteúdos que sanem de alguma forma duvidas e problemas que a sua persona possui.

Desta forma ele tenta de alguma forma chegar perto do seu público, entendendo sempre que eles procuram por uma solução e algo de valor.

Entretanto, mesmo que os mecanismos de busca tentam levar de diversas formas em consideração a experiência dos usuários, eles acabam tendo métodos bem definidos de pensar.

Os mecanismos têm outros critérios para avaliar e definem a seu modo o que pode ser valioso ou não na hora de escolher quais sites aparecem nos resultados de pesquisas.

Depois de compreender melhor todo esse processo, ficou muito mais claro a importância de unir os esforços para que seja atingido melhores resultados.

Depois de compreender que o buscador e as pessoas também leem coisas de determinadas formas e dão importância a coisas diferentes, o trabalho de SEO e de Marketing de Conteúdo passou a ser necessário.

Melhor para os buscadores, melhor para os usuários

Com o tempo o Marketing de Conteúdo também descobriu que ele não precisava visar inteiramente os buscadores (assim como SEO faz) para fazer a diferença aos usuários.

Quando você cria bons conteúdos, seja ele criado de diversas formas como um artigo, assim como Infográficos e Ebooks, outros sites irão usar como um bom meio de informação.

Assim, quando pessoas pegarem seu conteúdo como referência, ele irá divulgar a sua página e isso é bom para você.

Isso pode lhe auxiliar a melhorar o seu SEO também, afinal de contas, se as pessoas utilizam o seu link você ganha credibilidade.

Se você então ganhar credibilidade, significa que está fazendo um bom trabalho.

Quando você também cria muitos conteúdos relacionado ao seu nicho, você então cria o que podemos denominar de “Núcleo de conteúdo” que possui muito valor ao buscador.

Quando escanceia uma página, o algoritmo dos buscadores passa a vasculhar em seu site as palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo, assim, eles irão qualifica-los.

Logo, quanto maior o volume de conteúdo dentro do site sobre esse nicho, ainda maior será a sua chance de aparecer em uma boa colocação nos buscadores.

Juntos pelos melhores resultados

O Marketing de Conteúdo diz que é importante criar bons conteúdos sempre pensando na sua persona, não é mesmo?

A imagem que vem à cabeça a princípio é que ao traçar um bom perfil, já será o suficiente para você criar conteúdos relevantes.

Isso não é verdade.

Para você conseguir entregar soluções dos quais seu público vivencia, você precisa entender como eles irão passar a procurar por ela nos buscadores.

É dentro desse parâmetro que o SEO irá conseguir lhe ajudar a obter as melhores palavras-chave e que estão sendo utilizadas.

Algumas ferramentas conhecidas de SEO como SEMRush, KeywordPlanner, são ótimos para entender como as pesquisas ocorrem no seu site.

Quando você conseguir entender melhor o seu usuário no seu site, ainda mais a todas as buscas que levam ao seu site, você irá conseguir atingir um público maior.

Conclusão

Depois desse post ficou ainda mais fácil para você compreender porque o Marketing de Conteúdo e SEO devem ficar juntos, não é mesmo?

Se você ficou com alguma dúvida a respeito desse post deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

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