Relações Públicas e Marketing de Conteúdo

Sendo tema recorrente em palestras, pesquisas e movimentação de mercado, você precisa realmente entender a que se refere esses dois termos.

Por isso, pode começar a anotar agora mesmo o que é o marketing de conteúdo e as relações públicas para nunca mais ficar com dúvidas.

Então, chega de perder tempo e entenda agora dois assuntos que vão estar a volta da sua empresa ou negócio praticamente todos os dias.

Vamos lá?

Relações públicas o que é?

Conhecida popularmente pela sigla RP, as relações públicas se referem a um espaço de mídia que a sua empresa ou negócio tem ou conseguir alcançar.

As relações públicas não é um marketing de conteúdo e nem mesmo publicidade, mas uma forma de você ter a atenção voltada para o seu negócio por meio de veículos de comunicação em massa.

Entre os tipos mais comuns de relações públicas que você pode encontrar estão as entrevistas, matérias e aparição da sua marca ou empresa através de formadores de opinião (como blogueiros) ou até jornalistas.

O setor de relações públicas é conhecido por ser aquele que dá conta de resolver problemas inesperados ou até reduzir os danos de alguma notícia que pode ter saído na mídia e que prejudique o seu negócio.

Entretanto, é preciso entender que esse setor não serve apenas para acalmar os ânimos ou dar um jeito em questões burocráticas.

Isso porque, as relações públicas são capazes de definir a imagem de um negócio junto com o posicionamento da sua empresa no mercado.

As relações públicas de uma empresa funcionam para mostrar o ângulo de uma empresa que deve ser apresentado, dando todas as informações necessárias para uma posição ao público, como quando é preciso ter uma opinião pública sobre algum acontecimento.

A melhor forma de garantir que o setor de relações públicas vai funcionar e ajudar no crescimento da sua empresa, é através de uma ligação entre o RP, setor de comunicações e publicidade.

Marketing de Conteúdo: o que é?

O marketing, em todas as suas vertentes é um assunto que está sempre em alta e que atrai ouvidos por toda a parte devido ao impacto que pode causar no funcionamento e desenvolvimento de uma empresa.

Uma dessas vertentes é o marketing de conteúdo, que funciona através da produção e compartilhamento de conteúdos que sejam considerados importantes ou relevantes para o público da empresa ou marca.

A ideia do marketing de conteúdo é ter foco em retirar dúvidas e entender as necessidades para ser divulgado através de diversos formatos, como posts de blog, e-books, vídeos ou textos.

O diferencial do marketing de conteúdo é que a sua criação é feita exclusivamente pela empresa ou marca, mas é possível compartilhar em sites ou blogs da empresa e também de outras pessoas.

Vale ressaltar que o marketing de conteúdo não é um tipo de propaganda ou publicidade, mas sim uma forma de ter conteúdo que seja útil a curto e longo prazo, para clientes novos e antigos.

Esse tipo de marketing é um dos aliados no meio digital por possibilitar maiores oportunidades para uma empresa aumentar o número de leads e de vendas.

Além disso, é possível usar o marketing de conteúdo para posicionar uma empresa ou marca no mercado, sendo definidos como especialistas ou aqueles que formam opinião sobre um assunto específico ou de acordo com área de atuação.

Para entender como funciona o marketing de conteúdo pense naquele lead ou clientes que não entende como o seu produto, serviço ou empresa pode ajuda-lo ou até não tem uma ideia clara formada sobre a sua marca.

Quando isso acontece, o marketing de conteúdo entra em ação para mostrar para o que a sua empresa está ali e quais as possibilidades de resolução que o seu negócio oferece.

Depois de entender o que é marketing de conteúdo e relações públicas, dá para entender que as empresas precisam dos dois setores para funcionam da melhor forma e garantir sucesso, além de facilitar o processo de alcance de metas e objetivos.

Então, esses dois setores vêm para que você tenha uma relação mais direta com o seu cliente e também para que a sua empresa conte com veículos de mídia que aumentam a exposição do seu negócio.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o marketing de conteúdo e as relações públicas, não perca mais tempo e comece agora a desenvolver esses dois setores dentro do seu negócio.

O resultado é que a sua marca ou empresa vai crescer cada vez mais e você ainda vai aproveitar todos os benefícios desse desenvolvimento.

Você pode gostar...

Deixe um comentário