O que é persona?

No artigo de hoje vamos falar sobre a persona, conceito muito importante para você que visa o crescimento do seu negócio, e um melhor relacionamento com o cliente. Confira.


Para começar o nosso artigo vamos para o conceito da palavra persona. Persona é uma representação do seu público alvo. Ou seja, na persona você tem uma série de informações do seus clientes ou potenciais clientes, essas informações são mais humanizadas e mais personalizadas. E justamente por as informações serem dessa forma o seu público alvo é atingido com muito mais sucesso.

Entre as informações necessárias para a persona temos:

  • A idade que as pessoas que vão consumir meu produto / serviço tem;
  • A classe social que essas pessoas pertencem;
  • A formação acadêmica, se em sua maioria elas são graduadas, ou só tem o ensino médio, por exemplo.

Ok, essas informações são as gerais que toda empresa precisa fazer para o seu público alvo, mas há outras informações da persona que fazem a diferença para a deixar ainda mais personalizada e próxima do cliente real, como por exemplo,

  • Quais os objetivos de vida da persona?
  • Quais as redes sociais em que essas pessoas estão online?
  • Quanto tempo do dia essas pessoas interagem nas redes sociais?
  • Qual o horário do dia essas pessoas estão mais online?
  • O que essas pessoas fazem nas redes sociais?

E essas últimas perguntas é o que vai diferente persona e público alvo, isso porque saber a idade do meu cliente é algo muito abrangente que faz parte de definir meu público alvo. E saber qual o objetivo de vida do meu cliente é muito mais restrito e personalizado, e isso faz parte do conceito de persona.

Exemplo prático

Definindo meu público alvo: Homens e mulheres casados, que tem entre 25 e 45 anos, na sua maioria possuem ensino superior completo. Com renda entre R$ 2.500 até 5.000 e residem em regiões metropolitanas brasileiras.

Definindo a minha persona: Maria tem 30 anos, é formada em administração de empresas, adotar passar seu tempo lendo sobre viagens, moda e interagindo com seus amigos em redes sociais. Maria é casada, e também gosta de compartilhar sua vida e viagens no Instagram, na rede social também segue perfis de diversas lojas.

Depois desse exemplo ficou mais claro diferenciar os dois conceitos, né?

Mas, claro que um caminha junto com o outro, para chegar a persona definimos junto o nosso público alvo. Mas algumas empresas podem parar por aí, pois definir o público alvo não é a mesma coisa de definir a persona. Como percebemos no exemplo, a persona é rica em detalhes. E isso exige mais.


E muitas pessoas devem estar se perguntando

‘’por que eu preciso criar uma persona?’’


O primeiro motivo para que sua empresa defina a persona é tornar o relacionamento com o cliente muito mais positivo. Definindo uma persona você vai abordar o seu cliente da forma correta, e isso vai fazer com que você tenha bem mais chances de obter bons resultados.

E para você atingir a sua persona também é preciso alguns cuidados, como por exemplo,

A escrita específica, parece besteira mas usar a linguagem como forma de atrair o seu cliente é uma boa estratégia. Isso funciona ainda mais usando uma linguagem própria para crianças e adolescentes, se o seu público for esse.

Se o seu público, em sua maioria, tiver baixa escolaridade você não pode usar palavras difíceis, por exemplo, senão o conteúdo não vai atingir a persona.

Por isso esteja atento a esses detalhes. Mas independente do público e do conteúdo esteja sempre de olho no português. Erro gramatical não rola.

Além disso é muito importante encaminhar ao cliente no tempo certo o conteúdo, pois se a persona ainda está conhecendo sua empresa não vai ter o mesmo efeito quanto para a persona que já fez uma compra com você.

Em resumo é necessário definir uma persona para que o conteúdo seja mais direcionado, fazendo com que você tenha mais sucesso nas vendas, mas não só! O objetivo da persona é fazer o cliente se fidelizar a marca.

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