Transformações tecnológicas modificando as ações do marketing de varejo

Sabemos que a tecnologia transformou a maioria dos setores de compra e venda, e não foi diferente com o varejo. Com essas transformações o mercado precisou e ainda precisava cada vez mais encontrar formas de se renovar e acompanhar as tendências.

O artigo de hoje vai aprofundar como a tecnologia vem modificando as ações do marketing de varejo. Continue lendo.

Marketing de varejo

Em primeiro lugar vamos esclarecer ao leitor sobre o marketing de varejo.

O marketing de varejo realiza ações para observar o comportamento do consumidor, procurando entender melhor suas necessidades e seus desejos para assim definir estratégias certas para aquele perfil de consumir.

Todas essas ações são pensadas para aumentar a comunicação entre o consumidor e a empresa, fazendo com que a relação fique cada vez mais próxima. Claro que o marketing de varejo também visa a maior venda de produtos, mas seu foco maior é a fidelização dos clientes, sendo o lucro consequência dessa relação mais próxima.

Conhecer o cliente não é e nunca foi tarefa fácil, mas é essencial para adotar as ações certas de marketing. Porém, com a internet das coisas e o meio digital, as diversas redes sociais e o acesso fácil e rápido as redes sociais, as necessidades mudam de forma muito rápida, e tudo isso criou mais desafios para o marketing de varejo conseguir fidelizar clientes a sua marca.

As transformações tecnológicas

Como introduzimos acima com o desenvolvimento da tecnologia e do cenário digital as formas de consumo tem mudado a cada dia. Com a facilidade de pegar um celular e comprar o que quiser, na hora que quiser, e do lugar que estiver o cliente está exigindo cada vez agilidade, e praticidade na hora de comprar, além de claro, maior segurança em todas essas transações.

Os clientes que compram pela internet conseguem comparar em tempo real tudo que é oferecido pelas empresas online, assim buscando o melhor preço, comparando a qualidade, e a agilidade do tempo para o produto ser entregue, todas essas características faz parte das mudanças que as transformações tecnológicas trouxeram para o marketing de varejo.

Outra mudança que o meio digital trouxe foi na estruturação da empresa, já que os departamentos precisam saber de forma precisa a quantidade que tem em estoque, e estimar uma data correta para a entrega dos produtos.

Para sobreviver a tudo isso os varejistas precisam estar a par de uma série de ações como por exemplo, expandir a quantidade de produtos em loja online, é ideal que a loja online possua pelo menos 70% dos produtos da loja física.

Além disso, ações como anúncio pago está cada vez mais em alta. No anúncio pago a empresa, como o nome diz, paga para ter seu anúncio exposto nas redes sociais, ou em sites e blogs no geral. O preço de cada rede social é diferenciado, além disso existem vários tipos de “anúncios pagos’’, o que é interessante, pois pode caber no bolso das pequenas e das grandes empresas.

Outra estratégia usada no mundo digital é o e- mail marketing onde o intuito da ação é ter um contato mais próximo com o cliente, não somente mandando promoções ou lançamentos de produtos, mas também mandando mensagens personalizadas de aniversário, ou festas do final do ano. O E-mail marketing tem como objetivo fidelizar o cliente a marca.

A big data também é uma ferramenta que ajuda as empresas na era digital, o principal objetivo da ferramenta é saber tudo sobre os clientes, seus desejos, satisfações, insatisfações através de cruzamento de dados, todas essas informações ajudam a empresa a criar estratégias para o seu público alvo.

Além disso, ações de ramificação também podem garantir mais engajamento do público nas redes sociais ou nos aplicativos desenvolvidos pela empresa.

Já deu para perceber que as transformações foram muitas e modificaram para valer o consumidor, né? Por isso todos os dias surgem nossas estratégias para tudo isso, afinal as mudanças dificilmente vão parar por aqui! A boa notícia é que ao mesmo tempo que é um cenário desafiador também é um cenário de grandes oportunidades de crescimento.

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