Por que é necessário conhecer e antecipar as necessidades do consumidor?

Atualmente vivemos em um mercado onde as necessidades mudam ao passar dos dias, com isso o perfil do consumidor vem mudando cada vez mais, e as empresas acompanhar essas mudanças.

Com isso as empresas que trabalham para prever e antecipar a necessidade de seus clientes tem maior vantagem na competividade, nos resultados, e nas vendas.

Mas pra isso é preciso as estratégias certas de análise de mercado. Confira.

Todo gestor precisa entender o comportamento dos seus potencias clientes, de forma a antecipar as suas necessidades, assim trabalhando com a demanda certa, mas isso sem dúvidas é um trabalho desafiador, ainda mais em tempos de era digital.

Sabemos que em certos pontos cada cliente é único, mas muitos aspectos são influenciados pelo meio social e cultura, que se observados e entendidos da maneira correta traçam um perfil do consumidor.

Os fatores fundamentais para o gestor traçar um perfil e assim antecipar as necessidades dos seus consumidores são:

  • Fatores pessoais: Os fatores pessoais são as características particulares de cada cliente, esses fatores acabam tendo relação direta com as decisões de compra. Esses fatores são, sexo, idade, estado civil, profissão, entre outros;
  • Fatores culturais: Os fatores culturais são aqueles relacionados com a sociedade que o cliente está inserido. As questões sociais vai influenciar nos valores, regras sociais, e preferências do consumidor. Isso explica, por exemplo, porque alguns produtos fazem tanto sucesso em um determinado país, mas são verdadeiros fracassos em outros. Além disso temos algumas questões que envolvem os fatores culturais também, como religião, região do Brasil e etc;
  • Fatores sociais: Esse é o fator que merece uma atenção especial, porque esse fator depende da interação com o outro, da aprovação do outro nas minhas decisões. Sabemos que temos fortes grupos de referências como família, e amigos, todos esses grupos vão influenciar nos gostos, necessidades e decisões do nosso cliente. Atualmente com as redes sociais existem os influenciadores digitais, que incentivam o consumo e a jornada de compra do consumidor;
  • Fatores psicológicos: Esses fatores estão mais relacionados com crenças, percepções e motivações de cada pessoa. Sendo questões mais difíceis de serem observadas, mas quando se cria um relacionamento com o seu consumidor fica mais saber essas informações para melhorar o seu processo de vendas.

Além disso a ferramenta Big Data ajuda nesse processo, armazenando dados globais que ajudam a conhecer melhor o perfil do consumidor e gerar ações para atingir o público alvo.

A necessidade de prever as necessidades do consumidor

No começo do artigo introduzimos a importância de prever as necessidades dos seus clientes, conheça algumas delas em forma detalhada.

Aumento da competitividade: Quando você antecipa as necessidades que seus clientes vão ter você está passos a frente dos seus concorrentes, fazendo com que o cliente escolha você e não as demais empresas disponíveis no mercado. Para isso investir na área de TI se torna essencial.

Obter mais resultados: Antecipar o que seu cliente vai precisar permite que você tome todas a decisões de forma mais eficaz. Antecipando necessidades você oferece a solução ideal para o seu cliente, conseguindo conquistar um maior número deles.

Suprir as necessidades do consumidor: Além disso antecipando as coisas você estará suprindo necessidades, ou seja, ajudando seu cliente com um produto e/ ou serviço que ele precisa. No final você vai ter um consumidor muito mais satisfeito. E claro, as chances dele esquecer qual empresa proporcionou essa solução pra ele é quase nula, né?

Aumento das vendas: Como consequência de mais clientes, de estar acima dos competidores e de estar oferecendo soluções adequadas para o seu cliente, teremos um aumento de vendas, ou seja, o lucro da sua empresa vai estar aumentando. Só com esse tópico não precisamos falar mais nada, né? Afinal todas as decisões que uma empresa toma é visando o aumento da receita.

Melhor experiência ao cliente: A tendência do mercado hoje não é somente vender mas sim fidelizar o cliente, antecipando suas necessidades a experiência do cliente com seu produto ou serviço tende a ser muito melhor, afinal, você estudou anteriormente tudo que ele precisa. Ficou mais que comprovado a importância de antecipar as necessidades dos consumidores, né?

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