O que é Neuromarketing e como aplicá-lo?
Conhecer os termos do marketing é a melhor forma de garantir sucesso nos negócios.
Pensando nisso, descubra agora o que é neuromarketing e como aplica-lo.
Dessa forma, vai ficar ainda mais fácil utilizar ferramentas que podem mudar a sua empresa.
Vamos lá?
O que é Neuromarketing
De início, você precisa entender exatamente a que se refere esse assunto para pode usar.
Para ficar mais fácil, comece pensando que é uma aliança entre marketing e ciência.
A ideia toda por trás do neuromarketing é saber porque um cliente prefere uma marca ou empresa ao invés de outra.
Além disso, o neuromarketing avalia o que faz um cliente se tornar fiel a uma marca ou empresa.
Sabendo disso, dá para entender o neuromarketing como um tipo de ciência do comportamento do consumidor.
O neuromarketing vem crescendo no mercado por possibilitar um entendimento maior sobre o público.
Dessa maneira, é possível fazer negócios melhores e investir em ações que realmente funcionam.
Entretanto, vale dizer que isso não é uma estratégia, mas sim um estudo.
Então, não pense que o neuromarketing é uma fórmula secreta para os negócios.
A ciência por trás do neuromarketing propõe um estudo para chegar a um conhecimento e resultado.
Como funciona o neuromarketing
Sabendo que o neuromarketing é um tipo de estudo, você precisa saber como aplicá-lo.
Vale dizer que cada marca ou empresa tem algumas preferências para decidir como começar isso.
Porém, a ideia toda é aplicar o neuromarketing através de pesquisas e/ou entrevistas.
O funcionamento do neuromarketing leva em conta três regiões cerebrais: pensamento, sentimento e tomada de decisões.
Isso porque, são essas regiões cerebrais responsáveis pelo consumo do cliente.
Dessa maneira, você consegue avaliar o que faz um cliente escolher por um produto ou marca.
Para aplicar o neuromarketing no seu negócio, existem algumas estratégias bastante comuns.
- Precificação
O preço é uma das estratégias do marketing que podem causar grande impacto nos resultados.
Aplicar o neuromarketing na precificação se refere a uma redução no receio de gastar.
Basicamente, o preço deve funcionar como um incentivo.
Para ficar fácil de entender, pense em opções como: “leve dois, pague um” ou preços quebrados; o famoso R$ 1,99.
- Estimulação sensorial
Os sentidos são uma ferramenta muito utilizada no marketing para facilitar a venda.
A ideia é causar ou influenciar a compra através da estimulação sensorial.
Um exemplo fácil disso é a cor vermelha em locais de alimentação, já que essa cor está associada ao consumo ou impulso.
Além disso, você pode utilizar cheiros, áreas sensíveis ao toque, degustações, entre outas.
- Vantagens
Pense que qualquer cliente gosta de sentir que está na vantagem ou que vai ganhar alguma coisa.
Pensando nisso, é possível utilizar o neuromarketing para estudar como causar essa sensação.
As vantagens podem vir em diversos formatos, causando sensações e percepções que impulsionam a venda.
Um exemplo bastante simples disso são as degustações, brindes, prêmios ou cadastro de fidelidade.
Isso porque, essas vantagens trazem ao cliente a ideia de que ele é importante, único e que vai ganhar alguma coisa.
Com essas três estratégias, é possível aplicar o neuromarketing no seu negócio.
Entretanto, vale lembrar que é possível ampliar os resultados a partir de um estudo.
Então, começar a utilizar o neuromarketing para conhecer ou aderir a novas estratégias é a sua chance.
Pense que as pesquisas ou estudos de mercado funcionam como um filtro ou funil de vendas.
Dessa maneira, você começa desenvolvendo uma avaliação do público.
Depois disso, é possível validar ou não estratégias de marketing e avaliar os resultados.
Além disso, a avaliação constante é a melhor maneira de saber se a sua empresa está no caminho certo.
Por isso, avalie constantemente os resultados, principalmente ao adotar novas estratégias.
Assim, você consegue saber exatamente o que funciona e o que pode ser melhorado.
Para tanto, é preciso dizer que não são todas as estratégias que funcionam para todos os negócios.
Sabendo disso, dá para entender porque algumas marcas investem em logos, símbolos, mensagens e muito mais.
Essas ações provocam atividades na área cerebral que facilitam o reconhecimento e aumentam o consumo.
Ainda que seja algo que pareça bastante comum, todas essas ações do neuromarketing são gatilhos para a venda.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é neuromarketing, não perca mais tempo.
Além disso, você pode começar a aplicar estratégias agora mesmo e impulsionar o seu negócio.
Então, não fique de fora dessa… Comece a estudar o seu público para fazer as melhores escolhas!