O que são otimização Onpage e Offpage

Muito se fala em SEO e métricas dentro do marketing digital, dentro disso temos a otimização Onpage e Offpage, você sabe o que é isso?

Em nosso artigo de hoje você vai se aprofundar sobre o assunto. Confira.

O que é SEO On page?

O SEO On page são técnicas de otimização voltadas para sites ou blogs! Podemos dizer que são melhorias realizadas de forma interna envolvendo conteúdos, palavras chaves, ou mesmo link internos. Conheça mais detalhado processo que envolvem SEO On page:

Pesquisa de palavras chave:

Algumas empresas tentam adivinhar como os usuários que estão dentro dos motores de busca realizam pesquisas para encontrar seus produtos, serviços ou mesmo conteúdos no geral.

É difícil deduzir o termo utilizado! Mas é possível fazer uma pesquisa de palavras – chaves de acordo com o seu nicho! O mercado oferece ferramentas pagas, mas ainda sim o Google consegue ser a melhor.

Temos a ferramenta de planejador de palavras – chave do Google Adwords, e também o Google Trends! Ideal para comparar palavras chaves por períodos, localização, entre outros.

Outra dica é entrar nos sites concorrentes, e avaliar quais são os termos que aparece mais vezes no conteúdo, além das palavras chaves destacadas.

Estrutura e navegação

Quando as palavras chaves estiverem em suas mãos é hora de separar os termos mais buscados!

O certo é ter páginas fixas para essas palavras que merecem destaques, ou no caso de lojas virtuais utilizar os termos pode determinar as categorias que o site oferece. Para além disso os termos vão servir como base para geração de conteúdos.

Meta Tags

Aqui podemos dar mais atenção ao título da página, a descrição da página e as indicações que a página pode ou não ser indexada.

Meta tilte

São os títulos das páginas! Essa ferramenta é utilizada para exibir o resumo, e também a lista de links nos resultados.

A palavra chave principal da sua página deve estar presente nesse título, não ultrapassando 63 caracteres.

Meta description

Conhecida como “meta descrição da página’’ temos um resumo com no máximo 150 caracteres, nesse resumo é interessante colocar o que a página em questão propõe.

O texto deve ter as informações básicas, além da palavra chave principal! O grande lance aqui é investir no final com frase como “leia mais’’, e outras.

Essa meta tag é considerada a principal responsável pelos usuários clicarem ou não no conteúdo, e por isso não deixa de ser uma ação considerada OnPage.

URL’s amigáveis

A URL da página é um indicativo bem importante para o assunto proposto! Além de ser utilizada para situar os mecanismos de pesquisa.

Dessa forma o usuário já sabe no que está clicando, quando o conteúdo já é indicado no composto da página!

ALT de imagens

O ALT é utilizado para indicar navegadores sobre um assunto, por exemplo, um texto é exibido para o usuário no caso das imagens não serem carregadas!

Ele pode ser editado conforme a plataforma que o site / blog utilizado!

O que é SEO off page?

Com certeza um dos pontos mais importantes que o Google utiliza para dar relevância em site é a quantidade e qualidade de links que apontam o seu site como uma referência!

Também é importante que você crie links para outros sites na hora de criar conteúdo para a sua página.

As principais ferramentas utilizadas pela otimização Offpage são:

  • Diretório de artigos: aqui você escreve um conteúdo relacionado a sua página e dentro desse conteúdo cria um link! Mas para funcionar o ideal é que para cada diretório de artigo se produza um conteúdo diferente;
  • Fóruns: aqui temos uma fonte de criação de links bem poderosa! No caso você interage com os usuários dentro de uma postagem e coloca o seu site como fonte! Mas claro, os fóruns precisa ter relação com o seu nicho de trabalho;
  • Parceria com blogs: Atualmente as parcerias tem dando super certo! E isso pode fazer a diferença, por isso quando blogueiros criam links para o seu site, você pode estar se beneficiando bastante disso;
  • Diretórios de empresas: Se o seu site é uma loja virtual, há diversos diretórios de cadastros de empresa, onde pode incluir informações como descrição, localização, e links.

Você pode gostar...

Deixe um comentário