O Processo de Criação

A criatividade é algo que pode parecer distante algumas vezes e é por isso que você precisa trabalhar com isso. Pensando nisso, conheça um bom processo de criação ou como desenvolver, de maneira básica, a sua criatividade agora mesmo.

Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a ver que é possível sim mudar.

Vamos lá?


Passo a passo para processo de criação

Pense que a criatividade é um conceito baseado na capacidade de criar alguma coisa e comece a partir daí a desenvolver a sua ideia.

I – A preparação é tudo

Seja qual for o processo pelo qual você está passando, a preparação é sempre o primeiro passo. Isso porque as atividades que vão levar você ao processo criativo é a melhor forma de garantir sucesso. A ideia da preparação é conseguir ver as atividades e os pensamentos que podem impulsionar você.

Então, comece a observar e mudar a sua rotina para ser capaz de fazer algo.

Na etapa de preparação é onde você começa a anotar ideias, selecionar opções e fazer as alterações necessárias.

II – Incubação ou conexão

O segundo passo para o processo de criação envolve a capacidade de conseguir conectar ideias a ações. No momento em que você tem uma ideia, surge a necessidade de escolher o que fazer a respeito.

Para dar mais um passo nesse processo, é preciso fazer uma conexão das ideias que você tem.

Para que as coisas aconteçam é preciso ver o que está impedindo você de continuar. Então, para melhorar as conexões, exclua tarefas ou atividades que impedem as suas ideias de continuar. A ideia aqui é retirar do caminho as distrações ou qualquer outra coisa que impeça a conexão de ideias.

III – Momento eureca

Quando você começa a retirar do caminho as coisas que atrapalham o processo criativo, vem o momento eureca. Esse passo, basicamente, é quando surge aquela luz na sua mente.

Com esse estalo de início ou momento de inovação, as ideias conseguem se desenvolver e crescer ainda mais.

Esse passo pode demorar poucos segundos ou dias, dependendo de como as suas conexões são feitas. Para agilizar esse passo, você pode trabalhar para desenvolver as suas ideias ou buscar atividades que melhorem a sua rotina.

IV – Faça acontecer

Um passo que pode facilitar a sua rotina de processo de criação é começar a pensar que é possível.

Fazer acontecer significa colocar a mão na massa ou também fazer um plano de implementação.

Isso significa que você precisa entender como é possível colocar a sua ideia em prática. Para isso, comece se motivando diariamente para pensar que é possível, ou seja, pare de acreditar que não é possível. Então, defina regras ou métodos que podem fazer com que o seu plano realmente funcione.

É possível tornar isso mais fácil quando você tem em mente algumas regras simples.

As regras incluem definir metas reais a curto e longo prazo, escolher atividades que melhoram o seu processo criativo, montar um ambiente de trabalho ou até entender melhor como você mesmo funciona.

Existem diversos obstáculos que impedem o processo de criação e é preciso conhecer e superar cada um deles. Um dos principais desafios é a falta de direcionamento e o medo constante.

O direcionamento pode ser prejudicado pela falta de objetivos ou ideias pela metade. Já o medo inclui o negativismo ou até a crença de que vai falhar.

O medo pode ser resultado de críticas, falta de motivação, preferência pela zona de conforto ou até passividade. Para resolver tudo isso, é preciso ser ativo nas decisões, se desafiar diariamente, motivar-se e deixar de lado aquilo que os outros tem a dizer. Pode até parecer bem complicado, mas a verdade é que é possível sim fazer tudo isso. As outras pessoas prejudicam o seu desenvolvimento todos os dias de forma consciente ou não. As pessoas podem se tornar um grande obstáculo quando o assunto é processo de criação.

Pense que você precisa trabalhar diariamente para aprender a lidar com aquilo que os outros dizem ou fazem.

Dessa forma, mesmo diante de alguém que tente acabar com a sua criatividade, você consegue buscar alternativas.


Você pode gostar...

Deixe um comentário