O que é marketing de varejo?

No artigo de hoje você vai entender melhor sobre o conceito de marketing de varejo e saber detalhadamente sobre as suas principais tendências desse mercado. Confira.


Afinal, o que é o marketing de varejo?

O marketing de varejo faz parte de ações realizadas por estabelecimentos varejistas para promover, com o intuito de gerar vendas para o seu negócio. 

As estratégias adotas aqui são diferentes do marketing tradicional, já que o comércio varejista trabalha com venda de produtos acabados em pequenas quantidades para o consumidor final, geralmente em um ponto de venda.

No marketing de varejo acontece a oferta do produto e / ou serviço qual o intuito de promover e vender, tudo isso é feito através de estratégias, e de estudos sobre compras, branding, comportamento do consumidor, etc.

Para as estratégias de marketing de varejo serem decididas é importante saber de qual produto estamos falando, do local onde serão feitas as ações e do preço dos produtos. Todas essas questões serão usadas como arma de atração. 

Tendências do marketing varejista

Ascensão das compras por voz: Cada vez mais os dispositivos como Google Home e Amazon Echo se tornam mais populares, com isso as compras por voz tiveram um aumento significativo no último ano. O próprio mercado de alto falantes inteligentes vai entrar em uma boa competição.

Sendo assim esses anúncios de voz serão cada vez personalizados para cada produto, recomendando e contextualizando com o conteúdo oferecido pela empresa. Esses auto – falantes inteligentes vão ter cada vez mais as preferências e os interesses dos consumidores assim podendo oferecer produtos e / serviços já existentes, novos, complementares ou relevantes para as necessidades de cada um.


Social – commerce cada vez mais em alta: O comercial através das redes sociais tem tido um papel fundamental para o marketing de varejo, a previsão é que em 2018 esse nicho aumente mais ainda. 

As empresas que ainda não tem devem integrar cada vez mais serviços de mensagens onlines, como chats no Facebook ou em outras redes sociais afim de ter uma comunicação mais direta e personalizada com o cliente. 

Os varejistas precisam encontrar cada vez mais maneira de estar por dentro desse mundo.

Convergência entre vendas off-line e online: Outra tendência do mercado é saber estar no ‘’melhor de dois mundos’’ afinal, os clientes estão online mas também possuem consumo e hábitos fora das redes sociais. Por isso, os especialistas afirmam que algumas estratégias como estacionamentos dedicados e armários em ponto de vendas são ações que devem ganhar força.

Além disso as empresas vão buscar cada vez mais parceiros que os permita utilizar melhor seus dados, afim de motivar os clientes com campanhas personalizadas e online. A tendência do mercado é cada vez mais conduzir o cliente no mundo off-line para interagir online.

Colaboração para crescimento: Com a entrada de empresas como Amazon e Facebook cada vez mais os varejistas e as grandes marcas estão colaborando uma com as outras, afim de continuarem dentro do mercado e serem criativos. Além disso, essa tendência de colaboração pode aumentar além dos lucros, a satisfação dos consumidores.

Gerenciar dados dentro do feed de produtos: Cada vez é mais importante que os varejistas adotem como estratégia o feed dos produtos como descrições cada vez mais detalhadas, imagens em alta resolução, e outros detalhes, todos pensados para o que comprador tenha a melhor experiência possível no mundo online.

Isso tudo também vai gerar mais conteúdo por parte do usuário, o que é uma estratégica benéfica para o varejista.

Vídeo: Anúncios em forma de vídeo também é uma tendência para 2018, já que o conteúdo áudio – visual se torna cada vez mais emergente no ramo. As redes sociais estão buscando cada vez mais propagandas através de vídeos, e os vídeos tem que ter uma alta resolução e qualidade em seus conteúdos, para se aproximar cada vez mais dos comerciais de TV. E como cada dia mais o usuário fica online isso força os anunciantes a aumentar o foco no segmento de vídeos.

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