O que é Neuromarketing e como aplicá-lo?

Conhecer os termos do marketing é a melhor forma de garantir sucesso nos negócios.

Pensando nisso, descubra agora o que é neuromarketing e como aplica-lo.

Dessa forma, vai ficar ainda mais fácil utilizar ferramentas que podem mudar a sua empresa.

Vamos lá?

O que é Neuromarketing

De início, você precisa entender exatamente a que se refere esse assunto para pode usar.

Para ficar mais fácil, comece pensando que é uma aliança entre marketing e ciência.

A ideia toda por trás do neuromarketing é saber porque um cliente prefere uma marca ou empresa ao invés de outra.

Além disso, o neuromarketing avalia o que faz um cliente se tornar fiel a uma marca ou empresa.

Sabendo disso, dá para entender o neuromarketing como um tipo de ciência do comportamento do consumidor.

O neuromarketing vem crescendo no mercado por possibilitar um entendimento maior sobre o público.


Dessa maneira, é possível fazer negócios melhores e investir em ações que realmente funcionam.

Entretanto, vale dizer que isso não é uma estratégia, mas sim um estudo.

Então, não pense que o neuromarketing é uma fórmula secreta para os negócios.

A ciência por trás do neuromarketing propõe um estudo para chegar a um conhecimento e resultado.


Como funciona o neuromarketing

Sabendo que o neuromarketing é um tipo de estudo, você precisa saber como aplicá-lo.

Vale dizer que cada marca ou empresa tem algumas preferências para decidir como começar isso.

Porém, a ideia toda é aplicar o neuromarketing através de pesquisas e/ou entrevistas.

O funcionamento do neuromarketing leva em conta três regiões cerebrais: pensamento, sentimento e tomada de decisões.

Isso porque, são essas regiões cerebrais responsáveis pelo consumo do cliente.

Dessa maneira, você consegue avaliar o que faz um cliente escolher por um produto ou marca.

Para aplicar o neuromarketing no seu negócio, existem algumas estratégias bastante comuns.

  • Precificação

O preço é uma das estratégias do marketing que podem causar grande impacto nos resultados.

Aplicar o neuromarketing na precificação se refere a uma redução no receio de gastar.

Basicamente, o preço deve funcionar como um incentivo.

Para ficar fácil de entender, pense em opções como: “leve dois, pague um” ou preços quebrados; o famoso R$ 1,99.

  • Estimulação sensorial

Os sentidos são uma ferramenta muito utilizada no marketing para facilitar a venda.

A ideia é causar ou influenciar a compra através da estimulação sensorial.

Um exemplo fácil disso é a cor vermelha em locais de alimentação, já que essa cor está associada ao consumo ou impulso.

Além disso, você pode utilizar cheiros, áreas sensíveis ao toque, degustações, entre outas.

  • Vantagens

Pense que qualquer cliente gosta de sentir que está na vantagem ou que vai ganhar alguma coisa.

Pensando nisso, é possível utilizar o neuromarketing para estudar como causar essa sensação.

As vantagens podem vir em diversos formatos, causando sensações e percepções que impulsionam a venda.

Um exemplo bastante simples disso são as degustações, brindes, prêmios ou cadastro de fidelidade.

Isso porque, essas vantagens trazem ao cliente a ideia de que ele é importante, único e que vai ganhar alguma coisa.

Com essas três estratégias, é possível aplicar o neuromarketing no seu negócio.

Entretanto, vale lembrar que é possível ampliar os resultados a partir de um estudo.

Então, começar a utilizar o neuromarketing para conhecer ou aderir a novas estratégias é a sua chance.

Pense que as pesquisas ou estudos de mercado funcionam como um filtro ou funil de vendas.

Dessa maneira, você começa desenvolvendo uma avaliação do público.

Depois disso, é possível validar ou não estratégias de marketing e avaliar os resultados.

Além disso, a avaliação constante é a melhor maneira de saber se a sua empresa está no caminho certo.

Por isso, avalie constantemente os resultados, principalmente ao adotar novas estratégias.

Assim, você consegue saber exatamente o que funciona e o que pode ser melhorado.

Para tanto, é preciso dizer que não são todas as estratégias que funcionam para todos os negócios.

Sabendo disso, dá para entender porque algumas marcas investem em logos, símbolos, mensagens e muito mais.

Essas ações provocam atividades na área cerebral que facilitam o reconhecimento e aumentam o consumo.

Ainda que seja algo que pareça bastante comum, todas essas ações do neuromarketing são gatilhos para a venda.


Conclusão

Agora que você já sabe o que é neuromarketing, não perca mais tempo.

Além disso, você pode começar a aplicar estratégias agora mesmo e impulsionar o seu negócio.

Então, não fique de fora dessa… Comece a estudar o seu público para fazer as melhores escolhas!

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