A Arte do Marketing de Referência

No mundo dos negócios a expressão “Marketing de Referência” passou a chamar mais a atenção dos empreendedores, mas a grande verdade é que poucos realmente sabem o que é.

Pensando nisso, hoje decidi dedicar o post a esse tema.

Tentarei tirar todas as dúvidas sobre essa questão com o objetivo de lhe ajudar a ficar mais por dentro do Marketing de Referência.

Vamos lá?

O que é Marketing de Referência?

A ideia que está por trás do Marketing de Referência é muito simples.

Ele tem como objetivo encontrar consumidores (ou empreendedores) que gostem do seu produto ou do seu serviço.

Essas pessoas precisam estar dispostas a recomenda-lo a outras pessoas, que pode ser amigo, sócio, empreendedor, família, não importa.

De uma forma bem simples, essa é a conhecida Marketing boca a boca.

Quando você consegue aplicar da forma correta essa maneira de falar sobre o seu trabalho, você consegue diversos benefícios.

Entre eles o fato de você conseguir atingir um grande grupo de pessoas ao mesmo tempo e o melhor, sem a necessidade de pagar por isso.

Isso pode aumentar os seus clientes e a venda de produtos.

Nos dias de hoje não pode negar que esse meio de atuação se tornou de grande importância.

Afinal de contas, quando você tem um produto indicado pelo seu amigo, as chances de você querer comprar ele, pois confia é muito maior do que uma publicidade na televisão.

Sem nem perceber o Marketing de Referência faz com que o seu simples cliente venha a se tornar um vendedor, através do vínculo que você constrói com ele.

As vantagens do Marketing de Referência

Não a como negar que o Marketing de Referência tem diversas vantagens e que valem a pena ser mencionadas aqui.

Mas, ainda existem alguns empreendedores que não conseguem enxergar essa ideia.

Assim, vamos falar um pouco sobre elas abaixo para você.

– Aumenta o conhecimento das pessoas sobre a sua marca;

– Aumenta as suas vendas;

– Os serviços prestados se tornam de maior confiança pelos clientes;

– Você faz publicidade de traça;

– Você aumenta ainda mais o seu Custo de Aquisição do Cliente.

Como fazer as melhores práticas Marketing de Referência

– Faça com que o “compartilhar” funcione para a sua marca:

Para que você consiga fazer com que as pessoas falem do seu produto, você terá de facilitar em algumas coisas.

Quando menciono aqui “compartilhar” estou dizendo não somente o Marketing Boca a boca do qual já conhecemos, estou falando das redes sociais também.

Então, não esqueça de dar a possibilidade para o seu cliente de compartilhar nas páginas dele a experiência de pagar pelo seu produto ou serviço.

– Crie boas ofertas:

Quando o cliente tem uma boa experiência com a sua marca, automaticamente ele vai fazer uma propaganda a respeito, não é mesmo?

Nem sempre.

Alguns simplesmente não falam sobre isso.

Por essa razão, não esqueça de fazer boas ofertas para ele o fazer.

Como?

Bom, você pode fazer promoções dos seus produtos, mas que para isso o cliente terá de compartilhar nas redes sócias, por exemplo.

É importante sempre verificar o quanto a sua marca pode utilizar dessa técnica.

– Dê algo em troca da boa propaganda:

Essa é definitivamente uma das coisas que sempre necessita ter no Marketing de Referência.

Sempre que possível, dê prêmios as pessoas que valorizam a sua marca e a espalham para outras pessoas.

Afinal de contas, as pessoas que valorizam a sua marca acreditam que realmente ela tem algo importante a proporcionar a outros.

Dentre as coisas que você pode oferecer está em:

– Descontos em produtos;

– Dar dinheiro;

– Dar outro produto;

Enfim, são diversas coisas que você pode fazer.

– Dê uma atenção individual a cada cliente:

A grande verdade é que todo mundo quer ser especial para alguma coisa ou alguma marca.

Por isso, quando você for entrar em contato com um cliente, seja por mensagem, e-mail marketing ou até mesmo nos comentários, faça-o se sentir especial.

Como?

Bom, fale com ele como se ele fosse o único cliente do qual você tem e que poderá comprar o seu produto.

Cite o seu nome e fique por dentro de todas as coisas que ele faz.

Conclusão

Depois de desse post ficou um pouco mais fácil saber sobre o Marketing de Referência, não é verdade?

E aí? O que você achou?

Será que o Marketing de Referência é a melhor forma de fazer propaganda do seu negócio?

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