O que é Inbound Marketing?

Traduzindo a palavra  “Inbound Marketing’’ temos  “Marketing de entrada’’ que também pode ser conhecido por muitos como  “marketing de atração’’ ou ainda  “novo marketing’’.

Tudo isso porque o conceito veio para inovar o mercado, e romper com práticas antigas de marketing, afinal, o mundo do trabalho se renovou e o marketing precisou se adaptar a isso.

Nessa nova prática o cliente é que procura a empresa, através de alguma necessidade o cliente procura e acha na empresa o que estava procurando. Já aí temos uma grande diferença para o ‘’velho marketing’’, essa tática procurava os clientes, o oferecia produtos e serviços.

Além disso para o Inbound Marketing mais do que atrair ‘’qualquer’’ pessoa é atrair as pessoas certas, ou seja, esse novo marketing vai trabalhar para as pessoas que tem interesse em seus serviços. Todas as suas ações serão feitas para atrair o público certo, pois é isso que interessa aqui.

Atingir todos acaba não se tornando necessário, pode ser um gasto de tempo e de dinheiro atrair um público que não vai efetuar uma compra, pois não se encaixa no perfil do produto / serviço que a sua empresa oferece.

E na prática como funciona o Inbound Marketing?

Na prática o Inbound Marketing transforma o estranho em leads, esse leads passa então a ser um cliente, e esse cliente passa a ser um divulgador da empresa. E para isso claro que são feitas estratégias específicas.

Uma dessas estratégias é o lugar, o tempo, e o conteúdo. Isso significa que a primeira estratégia para conquistar o que citamos acima é entregar o conteúdo certo, no momento correto, e no lugar certo. Assim, os leads vão receber aquela informação de forma muito melhor.

Por exemplo, qual a chance de você abrir um e – mail de uma marca que você nunca ouviu na vida? Ou então que você nem visitou o site?

Por outro lado, se você está precisando de alguma coisa, pesquisa nos motores de busca e acha a empresa, é muito mais fácil que você abra um email dela dias depois, pois vai se lembrar da sua busca recente.

E nesse contato o Inbound Marketing também tenta ser inovador, não somente mandando uma propaganda para o cliente, mas também um conteúdo informativo, dicas legais.

Com certeza esse é um grande diferencial do Inbound Marketing, ninguém dá atenção a propagandas sem conteúdo, ou seja, aquelas propagandas com preços, promoções, e divulgação. É preciso ir além, é preciso conversar com o público, trazer um conteúdo de relevância e qualidade. E para conversar com seu público é preciso definir o seu perfil, ou seja, definir quem vai comprar de você! Assim você usa a melhor linguagem e o melhor conteúdo para conversar com esse público, além disso você vai saber onde e como essas pessoas consomem esse tipo de conteúdo.

Depois de definir quem é o seu público alvo é hora de criar um ciclo de compras para cada uma dessas pessoas. Para você cumprir aquele objetivo de tornar um estranho em um lead você tem que entender o processo que faz essa pessoa concluir a compra. Por exemplo, essa pessoa compra logo de cara? Ou pesquisa com os seus concorrentes? Essa pessoa compra a vista? Ou parcela suas compras? Entender isso e mais aspectos sobre o ciclo de compras de cada cliente faz com que você possa interagir com ele a cada passo, até que seja feita a conversão.

Outra diferencial do Inbound Marketing é utilizar da personalização, ou seja, aqui você conhece o seu lead! E quando mais você o conhece maior a chance de você interagir com ele da maneira certa! E isso conquista muito mais o cliente, afinal, ele vai perceber que de alguma forma é importante para a empresa.

O Inbound Marketing também faz uso de multicanais, ou seja, está presente em diversas redes sociais. As redes sociais escolhidas é justamente aquelas que o leads passam mais tempo! E por fim a integração de todas essas ações se tornam importante para um melhor resultado final.

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