O que é SMO? (Social Media Optimization)

Sabemos o quanto as mídias sociais são importantes para qualquer empresa que se utiliza de estratégias de marketing digital! Mas não é simplesmente estar presente no Facebook, no Instagram e no Twitter, é otimizar todos esses espaços.

Com certeza você já ouviu bastante a palavra “otimização’’ por aí! Mas você sabe o que é o SMO? Confira o nosso artigo de hoje e saiba mais sobre esse conceito.

Afinal, o que é SMO?

A sigla SMO quer dizer – Social Media Optimization – e isso significa uma otimização das estratégias voltadas para as redes sociais.

Ou seja, a SMO tem como intuito o aumento das suas vendas, apostando que aconteça a conversão do potencial cliente nas redes sociais, a partir das redes sociais a pessoa vai para o seu site / blog/ loja, etc!

Quando a estratégia é bem utilizada seus lucros aumentam de forma significativa através dessa conversão!

E sabemos que atualmente é muito difícil encontrar uma pessoa que não esteja nas redes sociais, né? As redes sociais proporcionam uma maior interação com o público que se sente muito mais próximo a marca, melhorando assim o relacionamento através do conteúdo postado.

Mas não é simplesmente marcar presença nas redes sociais que faz tudo isso acontecer, e aí que entra o SMO, é preciso otimizar para gerar resultados!

Para resumir o SMO é uma estratégia para aumentar o número de visitantes e / ou compradores para o seu site, utilizando as redes sociais para isso.

Mas como aplicar o SMO?

Há diversas dicas para utilizar as estratégias de SMO na prática! Para isso é necessário,

  • Produzir conteúdos relevantes: Podemos dizer que isso é uma das principais ferramentas para que o SMO dê resultados! a partir do momento que você investe no seu conteúdo o seu público alvo começa a ser atraído, por isso sempre tenha em mente que o conteúdo precisa ser único e também original;
  • Invista no engajamento: O engajamento muitas vezes é mais importante que o número, sabia? De nada adianta sua página ter milhares de curtidas e pouca interação nas postagens, por exemplo! Por isso tente sempre fazer com que a interação aconteça na página, pode ser por meio de perguntas, ou opiniões! Além disso tire sempre as dúvidas e nunca deixe os clientes sem respostas;
  • Compartilhe conteúdos: A ideia de compartilhamento com certeza faz parte do SMO! Compartilhar vídeos feitos para o Youtube, ou posts realizados para o blog vai fazer com que o público tire dúvidas, esteja mais conectado com a marca! Mas pra isso os conteúdos compartilhados precisa ser de qualidade, não se esqueça;
  • Ainda na onda de compartilhamento adicione botões para que usuário possa compartilhar fácil aquele conteúdo em outras mídias sociais;
  • Verificar quem colocou seu link da própria página e retribuir isso linkando de volta é uma boa prática, segundos os especialistas em SMO;
  • Sempre tente atingir o maior número de pessoas possíveis a partir do compartilhamento dos conteúdos;
  • O seu conteúdo deve ser feito para se tornar referência sobre o assunto em questão! Por isso incentive isso, permite a utilização do seu conteúdo para que outras pessoas possa gerar link para o seu site! E para isso é necessário capricho (e muito) no conteúdo, claro.

Mas por que Social Media Optimization (SMO) é algo importante?

SMO se torna tão importante porque nos faz pensar na imagem da nossa empresa! Sabe aquela história que um cliente satisfeito vai contar para outra pessoa a sua experiência, mas um cliente insatisfeito vai contar pra 11? Pois é!

Sendo a experiência boa ou ruim ela está muito presente em todas as estratégias dentro do marketing digital, atualmente.

A SMO tem sua importância porque pode te auxiliar a fazer uma gestão da marca de uma forma bem atrativa, além de proporcionar interação entre o cliente fidelizado e o potencial cliente, isso é feito através dos comentários na página ou da avaliação de produtos, por exemplo.

Quando há criação de conteúdos originais, e construção de um relacionamento entre cliente e marca o SMO pode ser bem útil e eficaz!

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