O que é marketing de relacionamento?

Sabemos que o objetivo de qualquer empresa é de atrair clientes, manter os velhos, fidelizar os novos. Para isso são feitas diversas estratégias de marketing, através de diversas ferramentas atualmente disponíveis no mercado, desde propagandas, até estratégias pensadas para que o cliente acesse sua página, por exemplo.

Mas também sabe – se que a cada dia que passada a concorrência está cada vez mais acirrada no mercado, e isso exige cada vez mais da empresa para que seus produtos e serviços sejam divulgados, e mais que isso, é preciso fidelizar os clientes e fazer com que eles sejam os promotores da sua marca.

E pensando justamente no sucesso das empresas perante o processo de fidelização de clientes que nasceu o marketing de relacionamento.

Conceito de marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento se define como todas as ações tomadas pela empresa com o intuito de criar e manter um bom relacionamento com os clientes. Por exemplo, ações que vão beneficiar que os clientes sejam fiéis a marca.

O marketing de relacionamento tem um amplo objetivo, isso porque ele não quer somente aumentar as vendas, e conquistar mais clientes, o diferencial dele de outras ferramentas que possam ser utilizadas é justamente o objetivo que os clientes de tornem fãs, que realmente fiquem clientes e de forma indireta sejam promotores da marca em questão.

Como implementar o marketing de relacionamento nas empresas?

Para que a empresa crie um plano de marketing de relacionamento ela precisa implementar isso na cultura da empresa junto com os seus funcionários, isso porque, como o próprio nome nos remete a importância aqui é o relacionamento entre empresa e cliente. Por isso desde o primeiro contato do cliente com a empresa (seja por telefone para obter informação, ou email para tirar uma dúvida), a empresa precisa prestar um atendimento diferenciado que conquiste o cliente, por isso é importante que os funcionários tenham em mente essa questão da relação, senão as outras ações podem não ter o resultado esperado.

Como já citamos o grande objetivo do marketing de relacionamento é que o cliente se torne ‘’fã’’ da empresa, a promovendo e etc. Para que isso tenha êxito é importante que os clientes falem de forma positiva dos seus produtos / serviços, de como facilitou a vida deles, dentre outras coisas.

Então para que isso aconteça o marketing de relacionamento implementado pela empresa deve ter como objetivo ações direcionadas para os seus clientes, fazendo com que ele tenha a sensação que ele é importante, e não só mais um.

Para que os laços entre cliente e empresa fiquem mais estreitos o marketing de relacionamento visa todos os meios possíveis para que a empresa se mantenha perto e se relacione com seu público, com a era da internet uma ferramenta poderosa são as redes sociais onde a empresa pode personalizar e ter um contato rápido e direto na experiência do cliente. O e-mail marketing também são fortes aliados, por exemplo, mandando promoções nominais, descontos de aniversário, ou mensagens personalizadas. A empresa pode ainda realizar pesquisas de satisfação para saber mais sobre a experiência com a compra daquele serviço ou produto.

Marketing de relacionamento e programas de fidelidade

Uma ferramenta muito utilizada no marketing de relacionamento são os programas de fidelização. Isso é feito através de dados dos clientes, com campanhas individualizadas voltadas ao perfil do cliente, com um desenvolvimento de um programa de fidelidade que conceda vantagens mediante as compras.
As empresas buscam através dos programas de fidelidade surpreender e agradar os seus clientes, de forma que ele se torne especial, com vantagens e uma relação direta com a empresa. Mas claro que a empresa tem que ter atenção para que essas vantagens que vão ser oferecidas não se tornem um prejuízo.

Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente

Outra estratégia com fortes resultados dentro das ações de marketing de relacionamento é o atendimento que a empresa oferece ao cliente, de forma que o cliente se sinta diferenciado por essa forma de tratamento.

Por isso invista no treinamento de todos os colaboradores, como já citamos, mas é importante sempre reforçar, pois essa é a grande chave. O atendimento também deve ser padronizado pelos funcionários.

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