Como um bom design melhora a estratégia de marketing de conteúdo

A algum tempo o design deixou de ser um simples termo em inglês, que os estudantes tinham uma certa dificuldade de explicar.

Será que isso mudou de um tempo para cá?

Não necessariamente.


Afinal de contas, depois de um tempo ele se tornou mais uma palavra para começar a agregar valor às outras coisas.

A popularidade do termo passou a trazer maior importância para o mercado do design como uma atividade fundamental para qualquer coisa que você venha a desenvolver. E isso certamente passou a valorizar ainda mais o trabalho desses profissionais.

Nos dias de hoje o design deixa de ser visto apenas como algo mais simples e se torna destaque e dentro do marketing de conteúdo isso não muda.


O design consegue lhe tornar diferente dos concorrentes.


Como um bom design melhora a estratégia de marketing de conteúdo?

– Atrativo: todo conteúdo precisa ter uma boa escaneabilidade, afinal de contas, será ela que irá permitir que o seu leitor consiga encontrar rapidamente os principais pontos de interesse do conteúdo. Mas, ainda assim, é preciso que o seu conteúdo seja bem melhor que os demais para se destacar.

Você já deve ter ouvido falar que as pessoas que utilizam a internet são bombardeadas 24 horas por dia de conteúdo. Ser percebido dentre essas milhares de informações é um grande desafio para qualquer empresa.

Mesmo que o seu conteúdo seja inteiramente interessante, ele precisa ser também visivelmente atraente.

Para ter um bom design não precisa complicar nada. O objetivo é que ele seja bem claro, simples e rápido.

Mas, como saber que o seu design está funcionando?

Um bom design é considerado adequado quando as suas conversões e cliques passam a atrair mais.


– Consistência: não há como negar que o que é bonito e feito para você não será bonito e feio para o outro. Mas, o que podemos determinar aqui, não é a beleza, mas sim a consistência do seu design. Quando você tem um design consistente você passa a ter um conteúdo ainda mais facilmente identificável.

Imaginemos que você escreve bons conteúdos, mas as pessoas não o consideram tão adequado assim, pois ele não é atraente. E então, você decide que está na hora de investir em um bom design. Você então passa a criar imagens atraentes e que passam a ser mais acessadas. As pessoas agora se interessam pelo seu conteúdo. Como o seu design se torna algo consistente, as pessoas passam a diferenciar as coisas que você produz somente de olhar o seu design. Um bom design consegue engajar mais o seu público.

Quando você se torna referência no seu assunto, as pessoas passam a te copiar, colo, é importante que você sempre inove.

Se o design é bom sozinho, imagina com um bom conteúdo. Um estudo que é desenvolvido a mais de 10 anos, mostra que entre os anos de 2004 a 2014, marcas que utilizam um bom design como uma estratégia, como a Coca-Cola e a Apple obtém uma vantagem significativamente no mercado de ações.

Claro que sabemos que essas marcas investem e muito no design e não dá para se comparar a elas, mas sabemos também que não nem sempre é necessário investir tanto para se ter um design que funcione.

Um designer pode conseguir fazer um bom trabalho se houver uma estratégia adequada.


– Assimilando: A verdade é que o ser humano consegue trabalhar melhor quando é estimulado visivelmente. Logo, a sua mensagem pode ser muito mais facilmente interpretada se for feita de uma forma clara e alinhada com o design.

Você pode fazer isso de diversas formas, através de:

– Imagens: as imagens podem ser um ótimo auxílio para explicar conteúdo. Através delas você consegue melhorar e demonstrar mais claramente ideias abstratas. Afinal de contas, se o conteúdo não se faz adequado para entender, a imagem irá dar esse suporte.

– Infográfico: O infográfico ganhou a atenção ao longo do tempo, não é mesmo? Não por acaso. Ele consegue instruir o público de uma forma adequada. Eles podem ser extensos e tratarem de assuntos mais complexos, mas eles também podem vir a ser mais simples e uma imagem pequena.

Mas não é somente no seu post que ele pode aparecer. Ele pode ser um bom alvo para e-books e compartilhados também nas redes sociais.


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