O que é marketing de conteúdo?

Com a entrada do marketing digital o marketing de conteúdo se tornou cada vez mais popular. O conceito é considerado novo, porém há indícios que desde sempre o marketing de conteúdo foi utilizado, isso porque o seu principal intuito é que quanto maior a qualidade conteúdo mas seu público vai perceber que você pode ser referência naquilo que fala. O marketing de conteúdo visa todo e qualquer conteúdo, seja ele textual, por foto ou vídeo, já que atualmente o marketing também reinventou suas formas de atuação.

Confira no artigo de hoje tudo sobre o marketing de conteúdo e como ele pode ser uma boa ferramenta.

Conceito de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo funciona como um pilar para o inbound marketing. De forma simples o marketing de conteúdo consiste na produção de conteúdos relevantes, ou de grande impacto. O conteúdo todo é pensando para o público alvo daquela página, daquele serviço, ou daquela empresa. 

O objetivo desse conteúdo relevante e pensando no público alvo é justamente atrair esse público, auxiliar no processo de venda, atraindo o cliente de forma natural e espontânea, assim sendo o principal combustível para que as ações de inbound marketing sejam realizadas.

Com o marketing de conteúdo bem feito você informa as pessoas acerca de algum assunto, isso faz com que as pessoas lembrem onde adquiriram essa informação, além de manter uma imagem de referência para o cliente, eles vão se tornam clientes quando pensarem em comprar algo do segmento da informação transmitida.

Mas é importante ter atenção, pois há muito confusão em torno do conceito de marketing de conteúdo, porque há muitos profissionais que acreditam que marketing de conteúdo é escrever sobre a empresa, ou sobre determinado produto, colocar ali as vantagens, e tentar convencer o cliente ao consumo do produto. Não é isso, isso faz parte do marketing que toda a empresa operacionaliza.

O marketing de conteúdo tem o seu diferencial justamente por fazer o contrário, ele não quer convencer ninguém a comprar, o conteúdo vai ser voltado para uma informação extremamente relevante, criativa, ou surpreendente sobre um assunto, sem querer nada em troca por parte do cliente.

Por fim, o grande intuito e diferencial que o marketing de conteúdo trouxe foi a capacidade de atrair clientes naturalmente sem precisar publicitar alguma coisa, e o retorno para as empresas que conseguem executar o marketing de conteúdo da maneira correta tem sido incrível.

Os motivos para investir no marketing de conteúdo 

Agora que você já entendeu mais sobre o conceito de marketing de conteúdo é importante que você saiba também o porque você / empresa deve investir nessa ferramenta.

Aumentar a visibilidade na internet: Através do marketing de conteúdo você tem grandes chances de aparecer nos principais buscadores, e aumentar o tráfego em sua página. Os algoritmos de buscam já evoluíram bastante, a ponto de proporcionar para o usuário os conteúdos mais relevantes, os conteúdos mais relevantes são selecionados através do tempo que os usuários permanecem na página, além da qualidade dos links no texto.
Para que seu marketing de conteúdo tenha qualidade cuidado com as palavras chaves soltas no meio do texto, atenção também com a quantidade de links sem qualidade;

Nutrir as leads: Por mais que sua base de leads (potenciais clientes) seja grande sabemos que nem todas estão prontas para consumir o que seu negócio oferece, isso faz com que dificilmente o potencial cliente se torne de fato um cliente. Por meio do marketing de conteúdo é possível que você atinja de outra forma as leadas, com material relevante para os preparar até que o momento da compra chegue;

Interação com clientes: Através do marketing de conteúdo é possível que sua interação com o cliente seja maior, o que também é muito importante para uma empresa. É confortável para o cliente saber que pode tirar dúvidas, enviar sugestões, e etc. Através de um bom conteúdo você pode fazer ainda que o cliente queira compartilhar aquilo em suas redes sociais, por exemplo, é uma forma de publicidade espontânea. Ou seja, o conteúdo criado pode ter um alto potencial de engajamento.

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