Teste A/B no E-mail Marketing

Sabemos que o e – mail marketing é um estratégia bem utilizada dentro do marketing digital.

Vamos supor que você descobriu quais assuntos interessam mais o seu público dentro da sua segmentação, mediante a isso produz um conteúdo bem interessante, e ainda capturou leads que tenham interesse no seu nicho de mercado! isso tudo é ótimo.

Afinal, pelo menos 72% das pessoas escolhem o e – mail como forma de comunicação com as empresas. E então, você manda todo esse conteúdo gerado para a sua lista.

Mas como você pode fazer que o máximo de pessoas abram aquele e – mail e clique nos seus conteúdos? É nesse momento que o teste A/B entra em cena.

Conheça tudo sobre o assunto em nosso artigo de hoje!

Afinal, o que são testes A/B?

O teste A/B avalia uma variável de cada vez, a expressão ‘’A/B’’ surge porque o objetivo  é fazer duas versões para mensurar quais delas trazem mais resultados.

Por exemplos, testa dois e – mails que levem um assunto diferente para ver qual deles o público se interessa mais, e tem uma taxa de abertura maior.

O que facilita em tudo isso é que você não precisa tentar adivinhar qual assunto interessa mais para o público, você vai lá e testa os dois de forma efetiva.

E esse tipo de teste faz com que todo potencial do e – mail marketing seja aproveitado.

E como fazer testes A/B?

Os testes A/B são de fato uma das melhores formas de garantir que as ações vão ter resultados positivos. O teste também serve para que você veja onde está errando, para poder corrigir e otimizar todo o processo.

Com certeza o planejamento é a parte mais importante de um teste A/B, essa é a etapa onde você precisa ficar mais tempo, tudo para garantir que as outras etapas sejam um sucesso.

Para mais, o teste A/B é uma das únicas formas de garantir que os resultados serão relevantes.

Nesse planejamento você precisa decidir o que você vai testar! Claro que podemos nos empolgar e tentar testar diversas variáveis ao mesmo tempo, mas as variáveis só serão relevantes testando uma coisa de cada vez.

As variáveis mais comuns por aqui são as taxas de abertura e também as taxas de cliques! A taxa de abertura está relacionada com o assunto do e – mail, e a taxa de cliques tem relação com imagens, formatação do e – mail entre outras coisas.

A taxa de abertura é aquilo que determina se as pessoas realmente vão abrir o e – mail ou se ele vai direto para o lixo. Pelo menos 30% das pessoas abrem o e – mail levando em conta o assunto que ele traz.

Para avaliar a taxa de abertura é possível realizar os seguintes testes:

  • Assunto do e – mail (por exemplo, um e – mail pode conter o assunto ‘’produtos selecionados em promoção’’ e o outro pode conter o assunto ‘’desconto nos produtos selecionados’’;
  • Pode testar e – mail com emoction vs e – mail sem emoction;
  • Uso da personalização ou não no e – mail (por exemplo: Ana, preparamos uma novidade incrível para você vs preparamos uma novidade para você);
  • Um e – mail com o uso da caixa alta e outro sem;
  • Enviar os e – mails em horários diferentes;
  • Enviar os e – mails em dias diferentes;
  • Enviar um e – mail com frequência semanal, ou outro quinzenal, por exemplo;
  • Entre outros testes.

Já a taxa de clique é muito importante para determinar a quantidade de pessoas que realmente vão até o link que você deixou no e – mail. E para testar essas taxas você pode:

  • Colocar imagens ou não no corpo do e – mail;
  • Testar diferentes formatos de e – mail (por exemplo, parágrafos mais longos vs parágrafos mais curtos);
  • Usar ou não formas personalizadas no e – mail (utilizando o nome do cliente ou não);
  • Fazer uso do call to action (por exemplo, compre agora x confira o que temos disponível agora para você);
  • Decidir a forma do call action (botão vs forma de texto);
  • Cor do botão de call action (exemplo: amarelo vs azul).

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