O que é funil de vendas?

Funil de vendas é uma parte muito importante nas estratégias de negócios. Você já ouviu falar? Então, saiba hoje com a gente o conceito, os benefícios e o funcionamento do funil de vendas.

Conceito de funil de vendas 

Para iniciar o nosso artigo é importante explicarmos o conceito do funil de vendas, faremos isso de forma simplificada para melhor entendimento.

O funil de vendas é um modelo estratégico, esse modelo vai mostrar a jornada do cliente, desde o primeiro contato do cliente com o seu negócio, até a concretização da venda.

Ou seja, o funil de vendas vai representar o caminho que o cliente fez até efetuar aquela compra. O processo vai acompanhar o cliente desde que ele tomou conhecimento da existência da sua empresa, até o momento que ele fechou um negócio com você!

Como funciona o funil de vendas?

Determinar o ato de comprar não é um processo simples, isso porque ele não acontece toda vez da mesma maneira, o cliente passa por uma jornada até chegar ao produto, essa jornada pode ser mais simples ou mais demorada, a depender do cliente e do produto em questão.

Mas as etapas basicamente são: o momento que ele ouve falar da sua empresa pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre o item que deseja comprar, a concretização daquela compra, e a recomendação que ele vai fazer depois de usar os seus serviços e / ou produtos.

Por isso o funil de vendas é dividido em partes, que vamos conhecer melhor agora.

Etapas do funil de vendas

1 – O aprendizado e a descoberta

A primeira etapa do processo de funil de vendas é a consciência, isso mesmo, é a tomada de consciência do cliente que ele necessita ou tem que resolver um problema, e isso envolve consumir algo.

Ou seja, o cliente antes não precisava de nenhum produto, ou nenhuma solução, porque até então sua demanda ou o seu problema não tinham aparecido. Só que quando ele entra em contato com você pela primeira vez ele percebe que existe essa necessidade de compra, e pode querer saber mais.

Aí que entra outra etapa importante, para que esse potencial cliente que está “só olhando’’ vire cliente. O segredo é você se tornar especialista no que você oferece, isso porque qualquer dúvida do produto ele vai saber a quem recorrer. 

Nesse momento lembre – se que você está lidando com alguém que chegou ao site do “nada’’ por isso é importante materiais que os convertem em clientes.

2 – Reconhecimento do problema e a consideração da solução

Agora que o visitante leu bastante sobre o assunto, tirou duas dúvidas, ele pode reconhecer que realmente há uma demanda existente, ou seja, ele aqui tomou a decisão que precisa do seu produto / serviço. 

Nessa etapa que ele tomou conhecimento da necessidade é importante que a sua empresa esteja pronto para sanar isso, com dicas e técnicas que possam ajudá-lo.
Essa é a etapa que lidamos com leads, ou seja, pessoas que já interagiram com seus conteúdos e já forneceram informações básicas de contato. Aqui geralmente o cliente vai ter dúvidas se o material é realmente a melhor opção para o seu caso. Aqui o seu papel é ser sincero com cliente, oferecer outras alternativas além da compra, por exemplo. E também estabelecer uma relação de confiança com o consumidor.

3 – A decisão da compra

Nessa etapa quando o cliente já percebeu a sua demanda e tomou a decisão de compra, se você seguiu as outras etapas, provavelmente você vai conseguir fechar o funil de vendas, porque o cliente vai realizar a comprar, e vai se tornar um cliente.

Lembrando que essa etapa é interessante porque o cliente provavelmente pesquisou, comparou com outras empresas, e escolheu a sua, julgando ser a melhor alternativa para o momento.

Por fim, há a quarta etapa classificada como “pós vendas’’ não é obrigatória e fica a critério do cliente. Mas a pós venda tem como objetivo fidelizar esse cliente, se interessando na sua experiência com o serviço, com o site, com a compra e etc.

Como citamos não é obrigatório mas acreditamos que seja uma boa a empresa adotar esse método.

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