Assertividade e Neuromarketing na embalagem
Para acabar de uma vez com as suas dúvidas, agora é a hora de conhecer alguns conceitos.
Pensando nisso, descubra agora o que é assertividade e neuromarketing.
Dessa maneira, você vai descobrir o segredo por trás da criação de embalagens.
Vamos lá?
O que é neuromarketing e assertividade
Para começar a entender como se faz uma embalagem, é preciso ter em mente alguns significados.
Acontece que nenhuma empresa ou indústria cria algo a partir do nada. Toda a criação envolver algum processo de planejamento e descoberta. Entretanto, antes de conhecer mais sobre esse assunto, existe a assertividade e o neuromarketing.
Para ficar fácil de entender todo o conceito de neuromarketing, vale pensar que se trata de uma fusão. Isso porque, neuromarketing é uma fusão de duas áreas: neurociência e marketing.
Basicamente, a ideia é realizar um estudo para que a empresa ou indústria conheça o seu público.
Já a assertividade, é um tipo de comportamento ou postura, mesmo que seja confundida com acerto.
A assertividade é um conceito bastante amplo e não se refere a algo que está propriamente certo ou errado.
Esse conceito é ter ou desenvolver a capacidade de assumir uma posição e ser firme e direto nessas escolhas.
Sabendo disso, pense em assertividade como ir direto ao ponto, mas sempre ciente da força, respeito, compreensão e funcionalidade.
Embalagem e o que existe por trás dessa criação
Sabendo a que se refere os conceitos de neuromarketing e assertividade, é possível entender melhor essa criação.
Acontece que a embalagem funciona como a primeira impressão ou porta de entrada para o cliente. Pense, por exemplo, quantas vezes você não ficou tentado comprar algo apenas pela embalagem. Muitas dessas vezes você podia ou não conhecer ou gostar daquele produto em si.
Entretanto, a embalagem é uma das formas de fazer com que o cliente tenha desejo por aquilo que você vende. Diante disso, você pode se perguntar como que se dá o processo de criação da embalagem. Então, faz sentido conhecer o que existe por trás de todo esse processo de criação.
Além disso, você precisa entender como a assertividade e o neuromarketing entram nessa ideia. Para ficar mais simples, vale imaginar que esses conceitos se misturam no processo de criação em quatro passos.
– Conhecimento
O primeiro passo de criação da embalagem envolve o conhecimento sobre o produto e o público.
Isso significa que o neuromarketing é essencial, por ser uma ciência mais exata para chegar a algum lugar.
Pense então, que o neuromarketing possibilita o conhecimento daquilo que o consumidor mais gosta.
A ideia desse primeiro ponto é conhecer o que o cliente quer ou deseja da sua empresa.
– Planejamento e criação
Depois de ter o conhecimento em mãos, você precisa da assertividade para tomar algumas decisões.
Esse segundo passo se refere ao planejamento e escolha para a criação.
Nesse ponto, a ideia é passar do processo de recolhimento de dados para a produção de algo.
Para que isso funcione, você vai precisar do neuromarketing e da assertividade.
A assertividade entra na questão de fazer as escolhas sobre embalagens, como cor ou tamanho.
Já o neuromarketing vai possibilitar que você tenha as informações necessárias para escolher o melhor negócio.
– Venda
Depois de conhecer, planejar e criar a sua embalagem, você está pronto para entrar no mercado de vendas.
Nesse terceiro passo, é preciso entender que as coisas podem ou não chegar ao resultado que você esperava.
Portanto, avaliar constante o seu negócio é a melhor forma de utilizar todas as ferramentas disponíveis.
Pense, por exemplo, que você criou uma embalagem ideal para o seu produto considerando o seu público.
Entretanto, é possível que esse público mude ou até que novos competidores acabem surgindo.
Diante dessa ideia, você precisa do neuromarketing e da assertividade novamente.
Para atualizar a sua embalagem.
– Monitoramento
O quarto passo é uma continuação do passo anterior e se refere a atualizar e avaliar a sua embalagem.
Seja por uma mudança de produto, atualização, novos consumidores ou competição no mercado.
Existe a necessidade constante de monitorar as vendas e a satisfação do cliente.
O neuromarketing é usado aqui para avaliar essas mudanças no consumidor.
Já a assertividade serve novamente para criar novos caminhos, fazer novas escolhas e implementar mudanças.