Respostas Emocionais com a Cor

Não há sombra de dúvida que a emoção é um guia importante para a humanidade compreender melhor o mundo. Um simples exemplo é que um objeto deixa de ser um simples objeto quando cores são utilizadas.

 Normalmente as pessoas têm mais afinidade com objetos que agrada, eventualmente, e isso ocorre porque ocorre uma ligação emocional.

Já pensou se você conseguisse obter respostas emocionais em seu site, serviço, nos negócios ou ainda em algum produto?

Quer descobrir como?


Elementos importantes sobre as respostas emocionais

Vou tentar começar com um bom exemplo:

Existe hoje em dia milhares de plataformas para a criação de sites e blogs online para um negócio.

Algumas dessas plataformas também passam a oferecer diversos templates.

A verdade é que existe na web também diversos e-books e itens que podem ajudar a criar um design, mas infelizmente não ensinam como impressionar os diversos visitantes que irá receber.

É importante que você evoque emoções como:

– Atenção;

– Alegria;

– Prazer;

– Surpresa;

Não há como negar que as coisas mais divertidas, simples e prazerosas são melhores.

Todos esses fatores que mencionamos está relacionado com respostas emocionais.

Existe a sua volta diversas coisas, não necessariamente são as melhores, mas são muito significativos para você, por essa razão você tem alguma ligação com eles.

Essas conexões são muito importantes, tudo isso de forma inconsciente, é claro.


Marcas emocionais

Um livro chamado de Design Emocional, escrito por Don Norman está relacionado a três níveis emocionais que um determinado produto precisa atingir algo para ser bem-sucedido.

De acordo com Don Norman, o seu olhar diante da beleza, prazer e diversão refletem diretamente no design que faz as pessoas serem felizes.


Os três níveis de Don Norman

– Nível visceral:

Um exemplo bem simples é a garrafa de água.

Algumas vezes quando compramos uma garrafinha d’água, não importa qual seja ela, dão sempre na mesma.

Mas, existe algumas vezes você pode comprar somente pela embalagem, ou seja, quando a água acaba você não irá jogar fora, você então irá utilizar como decoração ou ainda encher de água novamente, o que irá provar que não é simplesmente pela água.

Você compra pelo nível visceral.

– Nível comportamental:

Podemos definir o nível comportamental como um nível médio de todo o processo.

Isso também é subconsciente, um nível automático de comportamento, do qual você não irá dar conta.

Aqui a habilidade de prazer por realizar alguma tarefa do início ao fim, sem nenhuma parada são levadas em conta.

Isso irá lhe fazer se sentir no controle das coisas.

Um bom design comportamental está relacionado a deixar de todo modo o usuário ou cliente no controle.

Essa é a resposta que o próprio produto dá quando a sua usabilidade e eficácia é concreta.

– Nível reflexivo:

Esse é o momento em que o cérebro não se controla, mas ao mesmo tempo consegue entender e analisar o que acontece ao seu redor.

É esse nível que diz respeito a construir a personalidade de cada um e espalhar também a imagem que deseja passar de você mesmo.

Esse nível está relacionado ao status social.

Ou seja, aqui está relacionado ao que o produto representa e como ele pode estar ajudando a construir a sua personalidade, ou seja, do consumidor.


Como utilizar as respostas emocionais ao seu favor

Você já deve saber que a primeira impressão é sempre muito importante, não é mesmo?

Esse impacto que o cliente terá sobre o produto, ao analisar a sua aparência constitui-se na primeira etapa.

Será justamente a partir desse momento que o usuário irá formular o bom e o ruim, do que é perigoso e o que é seguro.

É importante que você faça com que as pessoas tenham uma boa impressão do seu produto.

Isso sempre deve ser planejado pensando na sua persona e no que ela espera do seu trabalho. Afinal de contas, você não quer que o tiro saia pela culatra, não é mesmo?


Sempre tente deixar uma interface mais simples, clean e mais dedutiva.

Faça sempre as coisas pensando no seu nicho e na sua persona. Aproveite para utilizar as características da personalidade para passar a transmitir mais humor e empatia entre todos os usuários.

Isso irá fazer com que você passe a ser lembrando de uma forma positiva.


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