Blockchain no Marketing
Comece agora mesmo a entender o que é o conceito de Blockchain.
Dessa maneira, vai ficar ainda mais fácil saber o que essa nova tecnologia do marketing.
Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a encontrar as respostas que você procurava.
Vamos lá?
O que é Blockchain
Considerada a sensação das moedas virtuais, o conceito de Blockchain é bastante simples.
Para você entender de forma bastante simples, pense em Blockchain como um tipo de banco de dados.
O Blockchain é o local onde ficam gravadas as informações sobre os Bitcoins.
Isso significa que é nesse banco de dados onde estão as negociações dessas moedas virtuais.
Isso não significa que esse banco de dados tem um funcionamento limitado.
Para resumir, o Blockchain não é apenas um local onde se encontra apenas a venda e compra de Bitcoins.
Acontece que todos os tipos de dados ficam gravados no Blockchain e é possível acessar através do computador.
Esse acesso independe do local onde a negociação aconteceu.
Marketing e Blockchain
Sabendo o que é o conceito de Blockchain, faz sentido pensar no impacto dessa ferramenta.
A ideia toda do Blockchain no marketing é a possibilidade de ter um livro contábil sempre em mãos.
Acontece que é possível ter acesso a todas as informações sem precisar correr para algum banco ou escritório.
Sabendo disso, conheça alguns impactos dessa ferramenta no marketing.
– Esqueça os intermediários
Uma das facilidades do Blockchain é a chance de eliminar diversas ferramentas intermediárias.
Essas ferramentas no marketing são os mecanismos de busca ou até o uso constante de redes sociais.
Ainda que isso seja bastante recente, alguns estudiosos americanos garantem que o Blockchain só precisa de tempo.
Essa ferramenta facilita o controle e gerenciamento de mídias, melhorando a relação de confiança.
Isso acontece porque quando você elimina um intermediário e atua como fonte, a confiança entre marcas e público fica mais forte.
– Rastreamento e entrega
Pense em quantas vezes você perdeu a ideia de onde estava alguma mercadoria ou até valor monetário.
No marketing é de extrema importância ter total controla sobre a entrega e o monitoramento de qualquer conteúdo.
O Blockchain permite que esse trabalho fique cada vez mais fácil e rápido, evitando diversos problemas burocráticos.
Vale dizer que isso também melhora a relação da empresa com o cliente, evitando constrangimentos.
– Aumento em alguns setores industriais
Por ser um esquema online, um dos setores que vai aumentar com o Blockchain é o de fraudes.
Acontece que todo novo esquema ou ferramenta precisa ser monitorado e ter garantias.
Para que o Blockchain realmente funcione como deveria, a indústria de fraudes acabará recebendo reforços.
Com a atuação dessa ferramenta no marketing todo esse sistema fica ainda mais transparente.
Dessa maneira é possível garantir para onde está indo o dinheiro do marketing e impedir roubos.
Assim, é possível que a indústria ou marca saiba para onde está indo cada verba em determinado momento e com quem.
– Privacidade
Toda empresa de marketing se preocupa com a quantidade de informações veiculadas aos negócios.
Sabendo disso, o Blockchain traz mais privacidade para as empresas.
Entretanto, uma preocupação em relação a isso é a dificuldade em coletar informações dos usuários.
Tendo em vista essa dualidade, as empresas e profissionais trabalham em leis que sejam capazes de facilitar o uso dessa ferramenta no marketing.
– Contato direto
O Blockchain ajuda os profissionais do marketing na hora de fazer contato direto com o público.
Isso acontece através do uso de um tipo de chave pública, rastreando clientes em potencial.
Dessa maneira, essa ferramenta de banco de dados ajuda no marketing direto, melhorando e facilitando o processo de venda.
– Gestão de marketing
Um problema comum no marketing é a gestão para os negócios.
Com o Blockchain, é possível dedicar mais tempo para estratégias já que existem ferramentas adicionais para agilizar o trabalho.
Temos várias ferramentas no mercado, que trazem uma plataforma capaz de organizar o fluxo dos negócios. O resultado disso, é que os processos ficam mais rápidos e otimizados, melhorando a comunicação. A ideia é pensar no Blockchain em gestão de marketing como um tipo de ferramenta de inteligência aumentada.
Isso porque você consegue obter expectativas mais realistas, andamento de projetos e possibilidade de resultados.
Conclusão
Depois de conhecer o que é Blockchain e porque é usado no marketing, dá para entender porque essas ferramentas têm chamado a atenção. Então, não perca mais tempo e comece agora mesmo a aproveitar os benefícios do Blockchain.
Dessa forma, você vai garantir agilidade nos negócios e usar toda a tecnologia disponível.