Design Thinking nos Negócios

Os profissionais deveriam trabalhar de forma colaborativa e, em contra partida, as empresas deveriam oferecer ao usuário a melhor experiência das suas vidas!!!

Ideia, defendida por “Brown”, CEO da IDEO, que é uma empresa Norte-americana de design.

Portanto, devemos compreender que o Design Thinking, seja uma mudança de mindset, trocando praticamente o fazer pelo pensar e colocar as pessoas sempre no centro de todos os processos!


Os Pilares do Design Thinking

  • Empatia: capacidade de nos colocarmos no lugar do outro para conhecermos seus sentimentos, necessidades e desejos. Cabe, aqui, saber quem é o cliente, seus hábitos, seus valores e sua história!
  • Experimentação: é importante experimentar diferentes alternativas, para encontrar outros caminhos, não tão lógicos.
  • Prototipação: ajuda a saber se tudo está indo bem ou se há erros no processo, afim de repará-los de maneira rápida! Já ouviu falar em Minimum Viable Product (MVP)? Pois bem, em uma tradução literal seria o Produto Mínimo Viável; para que se possa testar um produto novo, utilizando o Mínimo Necessário para Produzir o Produto. Isto é, desenvolver o produto em sua forma mais simples e enxuta, mas que possa ser testado.

Ponto importante no Design Thinking

A JORNADA DO CLIENTE: pois engloba todos os momentos em que um determinado consumidor se relaciona com seu negócio. Por exemplo: em nossa empresa oferecemos serviços de Marketing Digital e um potencial cliente nos contata. Aí nos perguntamos:

  • O que levou o consumidor a entrar em contato conosco?
  • Como ele chegou até nós?
  • Quais dúvidas ou necessidades ele possui?
  • etc, etc, etc…

Percebem que essas situações fazem a diferença de como este “potencial cliente” irá construir a imagem de nossa empresa em sua mente?

Acredite! Mapear essa jornada/trajetória é extremamente essencial para que as metas da organização sejam atingidas. É essencial para que o entendimento da situação e a geração da empatia venha à tona. Podendo, assim oferecermos um atendimento personalizado! Um atendimento com excelência!


Esta dinâmica é o que faz o Design Thinking ser tão importante para todas as áreas da empresa. Possibilitando a criação de novas ideias e de forma colaborativa, inovadora e organizada, oferecendo uma nova forma de pensar sobre os processos.

Ao trazer os usuários para o centro da atenção, ficará muito mais fácil propor soluções alinhadas ao que o consumidor deseja! Agregando valor ao negócio, fidelizando e engajando o cliente.

Aplicabilidade

O Design Thinking, combinado com o Business Model Canvas, por exemplo, pode enriquecer ainda mais a visão estratégica do seu negócio! Podendo trazer a INOVAÇÃO em diferentes aspectos. Veja:

Resumidamente, o mapa visual (Canvas), trata sobre as quatro principais área do seu negócio, que são: Cliente, Oferta, Infraestrutura e a Viabilidade Financeira. O Design Thinking, foca principalmente em três elementos:

  1. Viabilidade: que nos diz o que pode ou não se tornar um modelo de negócio, principalmente sustentável.
  2. Praticabilidade: onde avalia a viabilidade de um projeto a curto prazo.
  3. Desejabilidade: avaliando se o projeto faz sentido ou não ao futuro consumidor.

Percebem que todas essas etapas se relacionam?

Assim, podemos ter melhores insights e entender melhor nosso negócio. Deixando bem claro, quais as principais atividades de cada integrante da equipe e gerenciar, muito melhor nossos processos.

Nos ajudam a captar Leads, com mais facilidade, também, pois podemos organizar melhor as ideias e compreender, melhor, a dor do cliente; podendo, assim, oferecer uma solução mais plausível!

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