Design Thinking

Em um mundo onde cada vez mais buscamos performances e também produtividade, fazer mais, gastando menos é um dos métodos criados com o objetivo de otimizar processos.

Cada vez mais em alta o Design thiking vem sendo uma metodologia cada vez mais empregada para apresentar bons resultados em um curto espaço de tempo!

Em nosso artigo de hoje você vai saber mais sobre essa tendência!


Design thinking

O design thinking é um método prático que utiliza da criatividade para a solução de problemas ou questões com vistas a um resultado futuro.

O termo foi criado em 1969 e ficou bem conhecido na última década pelo uso constante no mundo corporativo para pesquisa de soluções inovadoras! Principalmente para resolver problemas! Isso porque o design thinking propõe uma forma de mudança para o problema.

O método vai propor um novo olhar para os problemas complexos! O ponto de vista para solucionar o problema vai ser diferente, colocando as pessoas no centro do projeto para gerar resultados mais desejáveis, e o melhor, todos são possíveis de serem transformados em realidade.

O design thinking não é uma metodologia com processos divididos em sequência ou de uma maneira ordenada! Ele vai se adequar aos diferentes cenários.

Podemos dizer que o design thinkg está dividido em 4 momentos…


Imersão

Essa etapa começa quando a equipe tem consciência do problema, a faz a identificação de padrões dessa forma começa ter entendimento através de diferentes perspectivas.

Primeiro através da imersão preliminar, onde se busca pesquisas, referências, limitações, resquícios, etc.

Dessa forma é importante ir seguindo o cenário que o problema está inserido, com pesquisas ao consumidor, medidores quantitativos, coleta de dados, teste interativo entre outras coisas para serem geradas conclusões e insights.


Análise e síntese

Tudo que foi gerado na fase de imersão deve ser organizado! O objetivo é conseguir identificar padrões e fluxos lógicos que vão auxiliar para que aconteça um melhor entendimento do problema! Isso pode ser feito em forma de card board, ou em diagramas.

A criação desses fluxos vão permitir muito mais do que a visualização macro do problema! Expressar de maneira física como a resolução e o problema podem interagir a partir de pontos de vistas distintos, vai facilitar também para que as afinidades sejam reconhecidas! Tudo isso pode acontecer por meio de um organograma de visualização gráfica geral.


Ideação

Aqui temos algo muito importante, a definição do público alvo! Essa parte é essencial para desenvolver ou criar produtos! Somente depois da ideação é possível criar ideias e soluções baseados nos insumos e entendimentos que foram criados nos outros processos citados.

Os processos como ‘’brainstorming’’ e sessões de cocriarão vão possibilitar um resultado ainda melhor!


Prototipagem

Aqui aquela chuva de ideias que acontece na ideação vão ser filtradas, e então vão começar a ganhar forma em protótipos! O mais importante aqui é a agilidade para criar e também para voltar a todas as etapas que antecedem essa, até chegar na validação final.

A ideia central é que todo grupo pode ir e voltar em diferentes momentos do processo! E as etapas não precisam acabar para que outra aconteça, elas podem acontecer de uma maneira simultânea para que a validação final chegue de forma rápida.

E podemos ver que não foi a toa que algumas startups e ainda mesmo o Google começou a fazer uso do design thinking!

Ele é o que vai ampliar as possibilidades dos resultados a curto prazo, e ainda vai trazer soluções que realmente se aplicam a realidade! Proporcionando agilidade na busca de soluções para diferentes situações.

Como o termo está cada vez mais em alta, e utilizado por grandes empresas, é fácil encontrar consultorias, ou mesmo ‘’gurus’’ que vão ofertar maneiras de aplicar todo esse processo!

Porém, consideramos que um dos grandes benefícios desse método é justamente seu poder intuitivo de aplicar sem precisar de ferramentas complexas, e de processos meticulosos.

Juntando os envolvidos, tendo papel em branco e caneta, já é totalmente viável que as melhores aconteçam e para que as soluções para um problema sejam realizadas.

Claro, para níveis mais completos de aplicação é importante o auxilio de um profissional que tenha maior experiência!


Sua empresa já usa o método de design think? Deixe pra gente nos comentários.

Você pode gostar...

Deixe um comentário