Criação de Naming

Saber o que é criação de naming e como conseguir criar, pode ser a chave para o sucesso!

Sabendo disso, você precisa conhecer algumas dicas para a criação de NAMING.


PASSOS BÁSICOS PARA A CRIAÇÃO DE NAMING

– Saiba se o nome pode ser usado

O primeiro passo para a criação de naming é saber se o nome que você quer usar ainda está disponível. Isso porque, nenhum outro produto/serviço/empresa pode ter o mesmo nome que aquele que você escolheu.

Dessa forma, você vai conseguir permissão da lei para o uso do nome.

Para verificar se é possível usar um nome ou não aqui no Brasil, basta consultar o INPI. Esse órgão é o regulador de patentes e marcas para poder fazer um registro. Também é importante verificar se o domínio para o site está disponível.

– Escolha algo simples, fácil e curto

Ainda que você queria escolher um nome que pode ter algum significado especial, é preciso ter cuidado. Isso porque, é preciso lembrar que esse domínio ou naming, precisa ser fácil.

Pense que o naming ou nome deve ser pronunciado e ouvido de forma fácil, o que melhora o processo de memorização. Para isso funcionar, na hora da criação de naming, escolha pela simplicidade e clareza. A ideia é deixar o nome descomplicado.

– Utilize os significados da língua

Ainda que muitas pessoas escolham outra língua na hora da criação do naming, vale a pena pensar no significado. Isso porque as palavras são capazes de comunicar e ainda trazer novas ideias.

Pense nos significados como uma forma de passar para os possíveis clientes uma ideia mais completa e ampla sobre aquilo que você vende.

Para conseguir fazer isso, o ideal é pesquisar muito antes de fazer a escolha de um nome. Seja na língua portuguesa ou outra, os significados de uma palavra podem causar um grande impacto.

– Esqueça os clichês

Muitos profissionais que passam pela criação de naming, podem acabar presos em clichês ou modismos. Isso acontece muito por se tratar de uma opção que chama atenção. Entretanto, cair nos clichês, também, pode levar o seu produto a parecer algo comum e se confundir em meio a outras opções.

Então, se o seu objetivo é sucesso, o ideal é sempre ter cuidado com aquilo que está na moda.

Afinal, vale ressaltar que tudo o que é muito clichê ou modismo, uma hora acaba saindo de cena.

Para evitar isso, abuse da criatividade na criação de naming e esqueça a preguiça e o comum.

– Trabalhe a sua motivação

Para começar isso tudo, você precisa ter em mente que a sua empresa, marca ou produto é o que vai garantir o seu sucesso.

A motivação é uma arma poderosa na criação e desenvolvimento e deve sim ser usada.

Então, na hora de criar, saiba que o nome precisa significar alguma coisa e ainda simpatizar com o público. Ainda que seja algo um pouco subjetivo e pessoal, a motivação precisa ser trabalhada diariamente.

Depois de passar por todas essas fases ou regras, você consegue entender por onde começar a criação de naming.


Vale lembrar que existem diversos tipos de nomes como aqueles que descrevem o produto ou até siglas. Além disso, é de extrema importância ter em mente um nome neutro, que não tenha ligação com nenhum outro tipo de empresa ou produto.

Outra dica é sempre preservar as ideais e valores que você respeita e deixar de lado nomes contraditórios. Esses nomes contraditórios podem deixar o público confuso ou até passar uma ideia errada daquela que você quer.

O processo ou metodologia de criação de naming não é uma tarefa fácil ou simples de ser realizada. Porém, você precisa passar por cada uma dessas regras ou passos para conseguir chegar a algum resultado.

Isso porque, essa é a única forma de garantir originalidade para o nome da sua empresa, produto ou marca. Pensando nisso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a mudar a forma como você toma as decisões do seu negócio.


Você pode gostar...

Deixe um comentário