O que é o marketing digital? (Parte I)

Sabemos o quanto um bom marketing é importante para uma empresa que deseja divulgar o seu produto e / ou serviço. Mas sabemos também o quanto a era digital trouxe mudanças no mercado de compra e venda, com essas mudanças e as proporções que a internet e as redes sociais tomaram nasceu uma nova forma de marketing, o marketing digital.

Conceito de marketing digital

O marketing digital consiste em promover os seus produtos, seus serviços ou a sua marca por meio das mídias sociais. Com a evolução da internet a ferramenta tornou – se essencial para chegar até o público alvo.

O termo de marketing digital é usado basicamente para resumir todos as ações de marketing dentro do ambiente online, ou seja, as estratégias de marketing foram adaptadas para a era digital.

O marketing digital faz uso de blogs, sites, Facebook, Instagram, E-mail, motores de busca e outras ferramentas para promover, solucionar e “prever’’ os desejos dos clientes.

O marketing digital pode ser realizado por pessoas, por empresas, universidades, ONGS, associações, igrejas, consultórios, ou seja, todo e qualquer tipo de negócio. Claro que pra cada instituição vai ser usado uma forma de abordagem diferente, especializada e individualizada. Assim como acontece no marketing.

Vantagens do marketing digital

A revolução do marketing para o mundo online trouxe diversos benefícios para as empresas e marcas, confira alguns deles:

Interatividade: O marketing digital é cada vez mais adotado justamente pela sua capacidade de interação com os clientes, aqui o foco não está nem no produto em si, mas na experiência do usuário ao realizar a sua compra, ou em ter adquirido aquele serviço. Conforme a empresa vai fazendo campanhas, ações, promoções, lançando novos produtos no mercado o consumidor pode interagir, e opinar com apenas um clique, assim a empresa já consegue mensurar o nível de interação que aquela ação gerou, e também perceber as exigências do público. O público também se sente perto da marca quando obtém uma resposta por meio das redes sociais;

Análise e mensuração: Tão importante quanto a campanha é saber o quanto ela foi efetiva, né? Antes da internet era bem difícil as agências publicitárias e as empresas mensurarem o quanto aquela campanha atingiu o público alvo. Com a chegada do marketing digital tudo isso tornou – se bem instantâneo. Fazendo com que os dados sejam logos analisados, e a melhoria necessária logo aplicada. Ou seja, toda ação gerada pelo marketing digital pode ser mensurada em tempo real através de ferramentas como Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Com isso a empresa logo sabe suas falhas, e já pode colocar as melhores em prática;

Maiores oportunidades: Com a chegada do marketing digital você pode expandir o seu negócio por todo país e pelo mundo, não é somente os clientes locais que vão ter acesso a sua marca. Isso porque pela internet em apenas um clique podemos atrair consumidores de diversas regiões e países. O consumidor também ganha, afinal através do marketing digital ele teve a chance de conhecer uma empresa que vai de acordo com as identificações pessoais dele, e claro a empresa ganha aumentando sua venda por diversos canais e chegando a mais pessoas, que dificilmente chegariam sem o marketing digital;

Direcionamento: Mais do que atingir pessoas o diferencial do marketing digital é atrair as pessoas certas, ou seja, aquelas pessoas que realmente tem o perfil de consumidor da sua empresa. Isso é uma economia de tempo e de dinheiro, já que você conhece bem melhor o segmento do seu público, e sabe como atingir as pessoas certas.

Plataformas de marketing

Há muitas plataformas disponíveis para ajudar nas estratégias de marketing digital, conheça algumas delas:

Google Analytics: A ferramenta é gratuita e considerada a maior no marketing digital. Através da ferramenta você obtém relatórios completos com dados que te ajudam a conhecer os hábitos do consumidor, entendo também o que está funcionando bem e o que não está;

Buffer: Com essa ferramenta é possível que você distribua conteúdos em diversas redes sociais ao mesmo tempo. Você pode personalizar cada post para plataformas sociais diferentes, pode agendar os posts anteriormente. É ótima para não deixar nenhuma rede social sem conteúdo;

Mail Chimp: Plataforma bem famosa quando o assunto são os e – mails, já que tem uma utilização fácil e uma personalização gratuita, enviando o newsletters da sua empresa de forma fácil e rápida.

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