Como mensurar os resultados no marketing digital?

Com certeza uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados de forma efetiva a partir de métricas e Analytics.

Mesmo assim muitas empresas ainda podem enfrentar desafios para conseguir visualizar esses resultados.

Isso pode acontecer por alguns motivos, como a falta de planejamento estratégico, dessa forma não serão capazes de definir quais as métricas deverão ser analisadas.

Outro motivo frequente para tudo isso é a falta de foco de muitas empresas que acabam gastando suas energias em análises simples! Análises essas que não são efetivas e não conseguem mensurar o que está tanto certo ou errado dentro das estratégias de marketing digital.

E pensando em tudo isso o artigo de hoje resolveu te ajudar a encontrar métricas para poder mensurar os resultados reais de suas estratégias de marketing digital. Confira.

Formas de mensurar resultados de marketing digital

ROI

Com certeza uma das métricas mais importantes para mensurar os resultados de uma empresa se dá pelo ROI (retorno sobre o investimento) essa maneira de mensurar o resultado não existe somente no marketing digital, mas pode também ser executada para calcular resultados de qualquer investimento já realizado, online ou não.

O cálculo de ROI pode ser utilizado no marketing digital para conseguir mensurar o quanto de rendimento determinada campanha resultado para a empresa.

Ele pode ser calculado da seguinte forma:

ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial.

O que queremos dizer com isso é: se você ganhou cem mil reais com uma estratégia e o seu investimento inicial foi de dez mil reais, ao substituir esses números na fórmula vamos ter o número 9.

Esse número significa que o retorno foi de 9 vezes sobre o investimento inicial! É mais comum o ROI ser calculado em porcentagem, e depois multiplicado por 100, nesse exemplo teríamos um retorno de 900% o que é algo bem grande! Por porcentagem dá para visualizar bem melhor, não?

Para que o sucesso desse cálculo seja garantido é preciso somar todas as vendas e caixa conquistados com a estratégia e subtrair o valor gasto com as ações de marketing!

Nesse caso com o ROI calculado você vai saber de uma forma mais clara as fontes de lucro da sua empresa! sabendo de onde está vindo os resultados de vendas, os canais de comunicação, etc.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é outra métrica bastante utilizada para conseguir medir os resultados das vendas! na verdade ela pode ser usada para calcular diversos resultados, como os cliques a um link, os acessos, as vendas, o cadastro, download e conteúdo, etc.

Essa métrica se torna muito importante para que a empresa consiga por exemplo, saber a quantidade de cliques que o site recebeu depois que determinada estratégia de marketing digital foi adotada!

A partir dessa taxa podemos encontrar falhas e acertos em todo o processo, podemos perceber problemas, e mudar a estratégia para que o site ganhe mais cliques, por exemplo!

Para fazer esse cálculo é simples! Você vai precisar dividir o número de conversões geradas pelo número de visitantes.

Por exemplo, vamos supor que você criou uma página para que as pessoas se cadastrassem para receber novidades! A sua página teve 890 visitas, entre esse número 550 delas fizeram cadastro.

Fazendo a taxa de conversão 62% das pessoas que acessaram a página preencheram ao formulário.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição também é conhecida como ‘’bounce rate’’ ela é o que permite medir a porcentagem de usuários que abandonaram a sua página! Ou seja, aquelas pessoas que só foram até a primeira página e em seguida saíram!

A taxa engloba diversas coisas, como fechar a aba, clicar no botão voltar, clicando em um link que estava no site e sendo redirecionado para outra página, digitando um novo endereço, ou até mesmo deixando a página aberta sem nenhuma ação por mais de meia hora.

Essa métrica é bem importante porque pode significar uma usabilidade bem mal elaborada no seu site ou e – commerce! Ou seja, alguma coisa no seu site está “errada’’ ou no layout, na fonte, ou porque ele não é responsivo, entre outras coisas.

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