História da Impressão Flexográfica

A impressão flexográfica, também conhecida como flexografia, é um método de impressão em relevo que utiliza uma placa flexível como matriz de impressão. Essa técnica foi desenvolvida no início do século XX e se tornou popular devido à sua versatilidade e capacidade de imprimir em uma variedade de materiais, como papel, plástico, metal e tecido.

A história da impressão flexográfica remonta ao ano de 1890, quando um inventor chamado Bibby, Barrow & Sons introduziu a “Impressão em Rótulo Flexível”. No entanto, foi somente na década de 1950 que a tecnologia se desenvolveu e se tornou mais amplamente adotada na indústria.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria de embalagens teve uma demanda crescente por um método de impressão mais eficiente e rápido. Foi nesse contexto que a impressão flexográfica ganhou destaque. Ela se mostrou adequada para a produção em larga escala de embalagens flexíveis, como sacos, rótulos e caixas.

A principal característica da impressão flexográfica é a placa de impressão flexível, que é feita de um material como borracha ou fotopolímero. Essa placa possui áreas em relevo que carregam a tinta e transferem a imagem para o substrato.

A flexografia utiliza um sistema de rolos para alimentar o substrato e aplicar a tinta sobre a placa de impressão. A tinta é transferida da placa para o substrato por meio de pressão, com a ajuda de um cilindro de contra-pressão. Esse processo de transferência de tinta em relevo permite imprimir em superfícies irregulares e flexíveis.

Ao longo do tempo, a impressão flexográfica passou por várias melhorias tecnológicas. Foram desenvolvidos equipamentos mais avançados, tintas de alta qualidade e placas de impressão mais duráveis e precisas. Além disso, a flexografia se beneficiou dos avanços na automação e controle de processos, permitindo uma produção mais eficiente e consistente.

A impressão flexográfica encontrou aplicações em diversas indústrias, como embalagens flexíveis, etiquetas, jornais, revistas, materiais promocionais e até mesmo em alguns tipos de impressão de alta definição.

Nos últimos anos, a flexografia tem se beneficiado das tendências de impressão digital, combinando os pontos fortes da impressão flexográfica com a flexibilidade e a personalização oferecidas pela tecnologia digital.

Em resumo, a impressão flexográfica teve origem no início do século XX e se tornou um método popular para impressão em relevo em uma variedade de materiais. Sua capacidade de imprimir em superfícies flexíveis e sua versatilidade fizeram dela uma escolha comum na indústria de embalagens e em outros setores. Com o avanço da tecnologia, a flexografia continua a evoluir e se adaptar às demandas do mercado.

Você pode gostar...

Deixe um comentário