Marketing Strategy Canvas no Processo de Criação

Saber o que é Marketing Strategy Canvas pode ser a chave para as respostas que estava procurando.

Então, saiba como isso funciona no processo de criação agora mesmo, dessa forma, vai ficar ainda mais fácil conseguir utilizar essa ferramenta no seu dia-a-dia.

Vamos lá?


O que é Marketing Strategy Canvas

Se você ainda não sabe o que é essa ferramenta; chegou a hora de descobrir.

Em um formato bastante simples, o Marketing Strategy Canvas funciona como uma ferramenta de compartilhamento e planejamento.

A ideia por trás dessa ferramenta é facilitar o processo de criação e elaboração de algumas estratégias.

Além disso, o marketing strategy canvas diminui o seu trabalho na leitura de documentos.

O marketing strategy canvas também é usado para melhorar a comunicação, tornando as tarefas mais simples.


Processo de criação com Marketing Strategy Canvas

O processo de criação através do marketing strategy canvas acontece devido aos diversos elementos dessa ferramenta.

A ideia desse processo é utilizar uma tela estruturada, fazendo a criação ser mais simples e é composto dos principais itens:

– Produto

O processo de criação com o marketing strategy canvas nessa etapa começa com a definição do produto.

É nessa parte que você define as características, o diferencial dele no mercado e se vem mais alguma coisa junto na compra.

Exemplo disso é um produto (óculos de sol), de alta tecnologia e que vem com uma película especial.

– Posicionamento

O posicionamento se refere ao objetivo da sua empresa ou negócio com essa venda.

A ideia é que os diferenciais apresentados possam mostrar para os clientes o que a sua empresa busca.

Um exemplo disso é um posicionamento de primeira no mercado a vender tal produto, melhor qualidade ou tecnologia diferenciada.

– Mensagem

A mensagem nesse processo de criação é o que esse produto informa, consegue transmitir.

Isso significa procurar meios de mostrar e surpreender o cliente com a qualidade, inovação ou até uma relação de confiança.

Exemplo disso, são os slogans, que passam informação, confiança e garantia ao cliente.

– Diferencial

No marketing strategy canvas você deve observar o que o seu produto tem de diferente, seja no produto ou empresa.

A ideia é apresentar algo que faça o cliente se interessar.

Uma ideia de diferencial pode ser uma empresa que garante a troca por quebra ou a garantia das características.

Um exemplo de diferencial foram alguns relógios e celulares a prova d’água vendidos em recipientes com água.

– Concorrentes

Na página de concorrentes no processo de criação, você deve conhecer e apontar os maiores concorrentes.

A ideia é saber porque os concorrentes atraem o público, nicho de atuação e demais características.

– Marca

No quesito marca, a ideia é saber exatamente aquilo que o seu negócio ou produto informa sobre sua marca.

Vale lembrar que muitas pessoas podem não ter um produto, mas sabem reconhecer a qual marca pertence.

Pensando nisso, é preciso criar algo original e único.

Você pode usar alguma característica dos produtos, como aqueles vendidos em potes de água, presença de película especial e outras.

A ideia da marca é chamar a atenção e ganhar espaço no mercado.

– Comunicação

Todo o processo de criação precisa de um espaço de comunicação.

No marketing strategy canvas você consegue definir quais são as melhores áreas para a sua marca.

Por isso, defina o uso das redes sociais para venda ou informação, panfletos, outdoors ou até parcerias com outros sites.

Lembre-se que a comunicação é de extrema importância para a criação de eventos ou divulgação de produtos.

Então, é preciso estar sempre antenado e administrar corretamente cada área de comunicação que foi escolhida.

– Preço

Sabendo quando você gasta na fabricação do produto, o marketing strategy canvas precisa de um preço médio.

A ideia nessa etapa do processo de criação é definir valores oficiais, descontos, possibilidades de promoções ou datas especais.

Além disso, é preciso escolher as formas desse pagamento, como cartões ou somente dinheiro.

– Distribuição

A distribuição se refere a lojas físicas e/ou online, stands e até a forma de entrega (como tamanhos de pacotes).

Além de todas essas janelas você ainda conta com o segmento (nicho de mercado) e definição de objetivos.

Além disso, você pode definir quais são os maiores desafios do seu negócio, para procurar formas de resolver.

Esse processo de criação também conta com avaliação de resultados, indicadores de venda e até uma estimativa de negócio.


Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de criação do marketing strategy canvas, não perca tempo.

Comece agora mesmo a utilizar essa ferramenta que pode mudar a forma como você cria e faz negócios.

Você pode gostar...

Deixe um comentário