Por que o SEO é importante?

SEO é a sigla que representa a palavra seach engine optimization em inglês, e otimização para motores de busca em português! Quando falamos em SEO estamos nos referindo há um conjunto de ações e de estratégias que estão inteiramente ligadas com o marketing digital.

O principal objetivo do SEO é o aumento do tráfego na página e o desenho do site dentro dos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa, dentro do mecanismo de busca mais relevante, o Google.

Em nosso artigo de hoje você vai saber mais sobre o que é o SEO e como ele pode alavancar os seus negócios. Confira.

Afinal, o que é o SEO?

Para você entender melhor o conceito de SEO você deve visualizar a página de pesquisas do Google. Lá vai ter uma parte disponível para você colocar o que quiser, desde uma palavra até uma frase completa.

Por exemplo, você pode procurar ‘’o que é SEO?’’ depois de clicar em procurar vão aparecer diversas páginas que tenham o tema SEO relacionados ao seu conteúdo.

E como o motor de busca traz diversos resultados diferentes, podemos ter noção de como o mercado é competitivo, todos os dias, pessoas escrevem sobre determinado conteúdo.

Mas o que aparece logo de primeiro para você são os resultados mais significantes. É isso que o SEO faz, ele mostra para o usuário, o que tem mais de significante dentro da frase que ele está buscando.

Por isso há blogs que postaram conteúdo há anos atrás, e ainda continuam em primeiro na página de buscas, enquanto um conteúdo mais recente fica lá atrás! Isso acontece porque a otimização não vê datas, mas sim se utiliza de estratégias para mostrar os melhores resultados.

Cada site vai ter o seu ranqueamento dentro dos motores de busca, isso acontece graças a otimização.

E quais fatores o Google usa para o ranqueamento?

E claro, depois de ler tudo isso é muito importante você saber quais critérios o Google utiliza para ranquear as páginas mais relevantes. Na verdade existem mais de 200 fatores, mas vamos listar alguns para você entender melhor como funciona.

Pagerank: A Pagerank é a autoridade da página, considerada um dos maiores fatores de relevância quando se trata de ranqueamento.

Relevância dos links: Se alguém citar o seu blog / página vai auxiliar na sua boa colocação dentro dos motores de busca!

Conteúdo original: Para sua página ter um bom ranqueamento é necessário que você não copie conteúdo de nenhum site, se você plagiar algo dificilmente vai entrar em uma boa posição, além do risco de ter o conteúdo suspenso por plágio.

Conteúdo de qualidade: Além disso é necessário um conteúdo de qualidade, para que realmente o usuário entre e fique na sua página!

O google consegue perceber usuários que entram e saem logo! Quando você oferece um conteúdo de qualidade você consegue fazer com que o usuário fique mais tempo em sua página, ajudando assim o seu destaque nos motores de busca.

Tamanho do conteúdo: Quanto maior o conteúdo mais o Google entende que a página consegue entender e explicar esse assunto! Por isso é sempre recomendado postar artigos / textos com pelo menos 500 palavras.

O Google ainda vai analisar a velocidade que a sua página carrega os conteúdos e as imagens, além do design responsivo! Isso porque o Google costuma priorizar os sites que se adaptam melhor a todos os tipos de dispositivos.

Porque ele é importante?

Como podemos perceber o SEO existe para colocar uma página acima da outra! Assim quando o cliente for buscar uma palavra ou um conteúdo, você de cara vai conseguir aparecer na frente do seu concorrente, ou atrás.

Vamos supor que o seu negócio é sobre ‘’saias femininas de crochê’’ e há diversas outras empresas que também trabalham com o mesmo produto!

Você e as outras empresas resolveram criar um blog, mas somente você se preocupou com as técnicas de SEO, por isso, toda vez que uma pessoa digitar no Google ‘’saias femininas de crochê’’ adivinha quem vai aparecer primeiro? Isso mesmo, o seu blog / site.

E isso é uma grande vantagem porque mais pessoas vão conhecer o seu negócio!

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