O Marketing Ágil
Você sabe o que é o Marketing Ágil?
Acredito que você sabe que o Marketing em si é uma parte importante para se obter sucesso no seu negócio.
Mas você sabe que fazer e falar sobre essas duas coisas ao mesmo tempo é diferente.
No papel é fácil, basta apenas você fazer SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo, co-marketing, ações de guerrilha entre outras táticas.
Mas, o grande problema é que não é fácil fazer isso com uma boa equipe, sem perder o controle do negócio, controlar todas as variáveis da empresa.
Como hoje em dia muitas coisas foram aprendidas com base em outras coisas existentes o Marketing Ágil não é diferente.
Foi assim que o Marketing Ágil surgiu, como uma boa forma de ajudar a aumentar a sua produtividade, criar inovação e entregar resultados melhores.
Legal né?
O que é o Marketing Ágil?
O Marketing Ágil tem como objetivo pegar um determinado problema e dividi-lo em diversas tarefas menos e que devem passar a ser realizadas em ciclos.
Ao final de cada tarefa realizada uma pequena parte do projeto é entregue.
Passe então a pensar que o Facebook e o Google têm suas mudanças nos algoritmos, dentro dos novos recursos que as redes sociais passam a lançar aos negócios.
Tudo o que foi definido poderá ser afetado, mas com o Marketing Ágil isso poderá facilitar e você poderá adapta-lo.
Mas, como adotá-lo?
É possível adotar aqui os princípios que guiam a metodologia e você mesmo pode criar uma própria forma de trabalho.
Como os princípios do Marketing Ágil funcionam na prática?
É incrível imaginar como a metodologia de um trabalho que foi criado para um segmento especifico se tornou tão interessante e relevante para o Marketing.
E já que a ideia já foi emprestada, vale muito a pena ver alguns detalhes de como ela poderá ser útil.
– O cliente é prioridade:
Aqui o cliente e sua satisfação não pode ser visada somente no fim da campanha, mas deve se tornar um esforço continuo.
O processo também não deve terminar quando o cliente faz a compra, mas também deve ser mantido com diversos processos de pós-vendas.
– Mudanças fazem parte do grande jogo:
Não a como negar que as estratégias de marketing mudam muito dependendo da sua ideia e de diversos fatores, como um desempenho abaixo do esperado ou o surgimento de novas oportunidades.
Aqui não importa muito o ponto de execução dessas mudanças, o que você precisa fazer é trabalhar muito bem para satisfazer as necessidades que estão a caminho.
– Entregue valor com mais frequência:
Uma das melhores formas de você conseguir colocar valor no seu trabalho é fazendo bons conteúdos, que irá guiar o cliente até a decisão da compra, passando assim por três etapas importantes do funil de vendas.
– Competências é essencial:
A colaboração entre a sua equipe é mais que fundamental para criar bons projetos e conseguir resultados eficientes.
Para isso acontecer é unir todas as competências dos seus profissionais de marketing com o objetivo de executar uma visão necessária e ao mesmo tempo manter clientes.
– Motivação rende:
Não a como negar que a equipe tem um grande impacto na produtividade do seu trabalho e em tudo o que é realizado na empresa.
Isso é claro que interfere nos resultados finais alcançados.
Tente manter os seus colaboradores sempre motivados, não somente com treinamentos, mas também com um bom ambiente e inovação.
– Uma comunicação aberta e clara:
Não vai adiantar nada você fazer todos os tópicos acima se você não se comunica com a sua equipe.
Estimule sempre que possível a sua equipe a buscar por diversas informações de uma maneira fácil: através de conversas com os seus colegas.
– Os processos ágeis são sempre sustentáveis:
Quando o processo é muito lento você impende a sua produtividade e dificulta muito a sua manutenção de um bom desempenho a longo prazo.
Mas, por outro lado, quando esses processos são mais simples e são ágeis, todo mundo vai conseguir manter o mesmo nível e o ritmo do trabalho.
Isso é muito importante para que a empresa não passe por períodos muito pouco produtivos.
Conclusão
Depois desse post ficou ainda mais fácil para você entender de onde veio e qual é a funcionalidade do Marketing Ágil, não é mesmo?
E se ficou alguma dúvida de como fazer da sua utilidade, não se acanhe e deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.