Fotografia como registro do tempo/espaço
Você já parou para pensar que toda foto é uma registro de tempo, e espaço? A fotografia tem um papel muito importante na história da sociedade pela sua capacidade documental, confira um pouco sobre o tema nesse artigo.
A história da fotografia começou antes de Cristo, claro que ainda não havia esse nome, ou real noção do que isso representava, mas já buscava – se capturar momentos, registrar coisas.
A primeira fotografia oficialmente reconhecida foi feita em 1826, por um francês. Diversas pessoas passaram a fazer parte da história da fotografia através de suas descobertas para que a técnica chegue como conhecemos hoje. E a título de curiosidade, sabe quem foram os principais responsáveis pela arte da fotografia? Os químicos e os físicos, já que descobriram as técnicas de revelação, fixação de fotografia, iluminação, entre outras condições ambientais.
Com o tempo podemos dizer que a essência da fotografia em si não mudou, porque ele ainda serve para registrar o tempo, o espaço, seja qual for o seu intuito ela sempre vai ser um registro documental. Claro que com a vinda da tecnologia além dos aspectos de qualidade, resolução, a forma que fotografamos é bem mais prática, e nos permite captar a qualquer momento um acontecimento. As câmeras digitais, os celulares produziram além da facilidade, uma popularidade ao tema.
Uma foto engloba todas as áreas da nossa vida, e do cotidiano de uma sociedade, pois através dela conseguimos registrar e mais do que isso, arquivar um momento. Uma discussão que há bastante é em relação a fotografia ser, ou não, considerada uma arte. De um lado há quem defenda que não é uma arte, porque é muito fácil fazer uma fotografia, e por outro lado há quem defenda que é uma arte porque interpreta uma realidade, não é a cópia de nada.
A fotografia é usada em diversas áreas científicas como medicina, e nas ciências para o desenvolvimento de muitos estudos. E na história também, afinal, através de fotografias podemos ver fotos de guerras, conflitos, países há anos atrás. Aqui a fotografia faz uma grande referência ao registro de tempo e espaço, conseguindo nos mostrar a evolução da tecnologia na sociedade, e fatos históricos, que ficam ainda mais interessantes com uma fotografia ao lado.
Através da fotografia conseguimos viajar no tempo e no espaço, afinal você pode olhar uma fotografia e pensar em tudo que está acontecendo quando ela foi tirada, pode explorar o espaço através desse registro, isso porque a fotografia é ela própria, está ali, retratando algo.
Por vezes o registro fotográfico de um tempo e espaço dispensa textos e palavras, a imagem diz por si só, e ainda abre margem para a criatividade de quem a vê. As pessoas podem ter perspectivas diferentes dentro do mesmo contexto de foto.
O espaço é uma representação, representação assim que conhecemos como realidade. O tempo já tem uma difícil definição, afinal ele não é palpável mas dentro da fotografia podemos sempre afirmar que ela faz parte do passado. De algo já acontecido, não importa se foi tirada há cinco minutos ou dez anos, aquela cena, aquele espaço, aquele tempo, aquele contexto foi retratado e não existe mais.
E através desse registro fotográfico é justamente onde acontece o reencontro com o que foi fotografado. A fotografia é algo fixo, isso é, não se move, ela para em um espaço no tempo e aquilo vai sempre ser lembrado, a imagem representada é sempre vital, afinal no momento capturado e fixo, tudo ainda existe.
Se pararmos para pensar todo fotografia é uma reconstrução de tempo, e espaço, por vezes de personagens também. Além disso todas as imagens podem conter uma representação afetiva.
Assim a fotografia fica definida como imagens não temporalizadas, porque elas vão permanecer idênticas a si próprias no tempo. E através do registro que a fotografia desenvolve no espaço e no tempo podemos viajar para outros lugares, criar personagens, reviver situações, aflorar sentimentos, matar a saudades, sofrer vendo imagens dolorosas, ver as mudanças sociais, contar histórias, dentre outras coisas. A fotografia assim mostra – se uma ferramenta muito importante de tempo e espaço, que permite que as histórias continuem a ser contadas.