O que é Endomarketing?
Podemos dizer que a comunicação é um campo bem amplo e com muitas possibilidades! E entre todas essas possibilidades podemos falar sobre o Marketing institucional interno e o endomarketing.
Mas você sabe como eles podem ajudar na sua empresa? Confira o artigo de hoje e sabia tudo sobre o endomarketing!
Afinal, o que é endomarketing?
Para resumir o conceito podemos dizer que o endomarketing é uma comunicação entre a organização e o mercado, basicamente é um marketing feito dentro da empresa com os próprios colaboradores.
Funciona mais ou menos com ferramentas e estratégias utilizadas no marketing tradicional para vender a imagem dos produtos e da empresa para cada funcionário!
Dessa forma eles vão mostrar mais engajamento, vão se tornar embaixadores da mercando melhor sua produtividade e a qualidade de trabalho!
Sem contar na motivação dos funcionários a conhecer com profundidade onde eles trabalham, sobre o que vende, e etc.
Só para dar um exemplo clássico e bem fácil para ilustrar na prática o endomarketing. Com certeza você já se deparou com alguma consultora Mary Kay, né?
Elas realmente são embaixadora da marca, defendendo todos os produtos e sabendo detalhes de cada um, além de elogiar a empresa.
Tudo isso acontece por meio de ações internas que a empresa faz justamente pensando em seu público interno! Isso acontece por meio de treinamento de equipes mas também pelas recompensas que recebem pela venda (como viagens, e até mesmo o tão sonhado carro rosa).
Com certeza esse é o maior objetivo do endomarketing, realmente fazer com que o funcionário defenda de todos os modos a empresa, e todos os produtos ou serviços oferecidos!
Isso tudo é feito devido uma grande jogada psicológica, pois todas as ações vão provocar no funcionário um sentimento de pertencimento a empresa, sabe?
Eles realmente percebem que seu papel faz parte de algo muito maior, e isso melhora até mesmo o clima organizacional.
Pois é como se todos estivessem correndo atrás do mesmo objetivo (e indiretamente estão, mas não são todas as empresas que conseguem juntar tudo isso para que os funcionários entendam).
Mas e o Marketing institucional interno?
Muitas pessoas se confundem com o termo, já que o endomarketing, em outras palavras é um marketing interno voltado para os funcionários!
Mas o marketing institucional interno é diferente, ele faz parte de uma comunicação interna da empresa, que vai prezar pelo relacionamento interpessoal, onde todos vão entender a cultura, os valores da empresa, e a as informações entrem em uma via de mão dupla, onde os funcionários vão conseguir dar sua opinião, de forma a serem ouvidos pelos líderes.
Em algumas empresas toda essa comunicação pode ser feita através do departamento de marketing, mas já há muitas que estão utilizando como estratégia o setor de gestão de pessoas para executar todas essas tarefas.
Vale lembrarmos da grande diferença entre o endomarketing e o marketing externo, porque a comunicação interna tem um caráter social, onde todos vão trabalhar a partir do conceito de parceira e colaboração.
Por exemplo! Já no endomarketing são ações mais de persuasão, por exemplo! Tratando os funcionários realmente como cliente para que eles acreditem na marca e no que ela oferece.
E como as estratégias de marketing institucional interno e de endomarketing podem ajudar?
Quando a empresa adota essas medidas e vai criando fluxos de comunicação mais transparente graças a ações do marketing interno, os funcionários vão se sentir cada vez com maior motivação para começar a participar das ações do endomarketing!
O endomarketing causa sim motivação, mas ela não será possível sem uma motivação anterior para ir até essas ações, percebe?
O objetivo das duas é o mesmo, garantir que o funcionário esteja satisfeito com o que anda fazendo, e executar tudo isso com uma qualidade!
O modo que os funcionários agem também servem de exemplo para quem está entrando agora dentro da empresa! Além disso com essas estratégias acontece a redução de turnover.
E para finalizar é importante deixar claro que a empresa que não atuar da mesma maneira que se comunica não vai conseguir ter sucesso nas suas ações de endomarketing.
Por isso, alinha o marketing internet e o endomarketing a cultura da empresa se deseja bons resultados!