O que são: SEM e SEO?
O marketing vem se expandindo a cada dia e, junto com ele, novos termos começam a se desenvolver no mercado.
Se você ainda não sabe o que é SEO e SEM, chegou a hora de acabar com as dúvidas e perceber como uma letrinha pode fazer toda a diferença.
Então, não perca mais tempo e comece agora a entender ainda mais sobre esse novo mundo.
Vamos lá?
O que é SEM?
Em tradução livre, o termo significa Marketing de Otimização de buscadores ou Search Engine Marketing, em inglês.
O SEM é uma parte ou área de marketing voltada para os métodos de buscas que são realizadas na internet.
Ainda que seja uma área desconhecida para algumas pessoas, o SEM é uma especialidade que vêm ganhando espaço e mostrando que o marketing online merece cada vez mais atenção.
O principal objetivo dessa área é garantir o destaque de páginas e sites sempre que houver o uso de buscadores.
Para que fique mais fácil de você entender, pense que o SEM é um conjunto de ferramentas do marketing digital que funciona para promover sites e páginas sempre quando um usuário fizer uma pesquisa através de um buscador, facilitando o acesso até o seu site.
Em um primeiro momento pode até parecer uma área complicada, mas tudo começa a fazer sentido quando você leva em conta que o SEM é uma área do marketing que conta com o uso de ferramentas.
Todas essas ferramentas presentes nessa área tem a finalidade de aumentar o número de visitando da sua página ou site usando e expondo resultados em buscadores muito usados, como o Bing e o Google.
O que é SEO?
Sempre que esse termo aparecer pense em Otimização de sites par mecanismos de busca, que é a sua tradução livre para o termo em inglês que é Search Engine Optmization.
Para ficar um pouco mais fácil de você entender o que é SEO, esse termo são ações que funcionam para melhorar as páginas sempre que forem aparecer como um resultado de busca.
Vale ressaltar que o SEO é uma categoria do SEM, ou seja, ele faz parte do primeiro termo que foi explicado.
Acontece que o SEM se divide em SEO e links pagos, ainda que o SEO seja considerado como o carro chefe de todos esses resultados de busca.
O SEO é conhecido por ser uma otimização de médio ou longo prazo, capaz de aumentar o tráfego no site de forma mais significativa.
Por ser uma ferramenta, existem diversas informações que você precisa conhecer para entender um pouco mais sobre o SEO.
Então, o SEO são os resultados chamados de orgânicos e são aqueles gratuitos e que contam com uma taxa de 70% de cliques. Isso porque o restando desse número é direcionado para os conteúdos pagos.
Essa ferramenta, portanto, tem uma taxa de retorno alta e ainda aumenta a exposição da sua marca ou site, deixando ela por mais tempo e nos primeiros resultados de busca.
Deixando a confusão de lado
Ainda que os termos do marketing digital possam causar alguma confusão na sua cabeça, vale a pena entender que cada um deles vem com um objetivo ou finalidade.
Entretanto, o SEM e o SEO não são áreas opostas, mas que trabalham em um tipo de área conjunta para promover um resultado final satisfatório.
Isso porque o SEM é uma área do marketing digital, enquanto o SEO é uma ferramenta dessa área, ou seja, você não está escolhendo entre duas áreas ou produtos diferentes.
Sempre quando o assunto são ferramentas de buscadores, você pode se perguntar qual a principal vantagem no uso e a resposta é bastante simples.
Pense em cada vez que você precisou pesquisar algum assunto no Google, por exemplo, e clicou nos 5 primeiros resultados.
Isso é o que a maior parte dos usuários faz, ou seja, usando essa ferramenta do marketing digital, você otimiza as chances de cliques no seu conteúdo, expondo a sua página ou site com maior facilidade e aumentando as chances de sucesso.
Conclusão
Agora que você já sabe que SEM é uma área do marketing digital que tem como função o destaque de páginas e o SEO que é a ferramenta que otimiza os resultados dos buscadores de páginas, fica mais fácil de você começar a agir.
Então, não perca mais tempo e comece agora a usar todas as ferramentas do marketing digital que estão disponíveis para melhorar ainda mais o número de cliques na sua página ou site.