Valor da Marca para o Marketing
- Você alguma vez já se pegou pensando em comprar um produto pela marca?
- Já associou um produto à marca que ela possui, nem a chamando pelo nome original, mas sim pelo nome da empresa fabricante?
- Quando você olha uma determinada cor vem diretamente uma marca na sua cabeça?
Sabemos que a marca está presente no dia-a-dia dos consumidores, do mercado e das empresas em geral. Ter um nome que seja reconhecido é muito importante para o mercado. A marca traz com ela a história, o valor, a visão, a missão e o reconhecimento que a empresa tem no mercado.
Mas afinal… O QUE É MARCA?
Uma marca nada mais é que um nome escrito, uma palavra com significado, uma imagem, até mesmo um traço ou um desenho. Na hora de definir uma marca o nome é levado em conta, assim como as cores, tudo é extremamente pensando visando o reconhecimento da marca para os consumidores.
Segundo site do inpi.gov.br, marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
A marca também é a essência da empresa! A identificação imediata! Ela serve para comunicar o que a empresa é, ou o que ela pretende ser, além de ser:
Item que estabelece uma ligação emocional com os clientes, para destacar-se no mercado.
Algo que transmita noções ou aspectos da empresa e que una elementos intangíveis, importantes ao consumidor:
- Emoção
- Contexto
- Essência
Sabe quando olhamos para uma marca, ou para uma cor e já sabemos exatamente que empresa é essa?
Ou ainda quando o consumidor quer ter um produto só por ele ter o logo daquela marca?
Pois bem, tudo isso está associado com o valor que a marca tem para o marketing.
Uma boa marca tem um valor comercial enorme para a empresa, isso porque a marca vai permitir que você cobre um preço maior que o praticado pelo mercado, por exemplo. Muitas vezes quando a marca é consolidada no mercado o consumidor paga muito mais pela marca do que o produto em si, isso faz com que a marca seja o ativo mais rentável para as empresas.
Para fazer a marca se consolidar no mercado a empresa deve fazer uso de estratégias de marketing, tais como:
- Sugerir as suas principais vantagens;
- Possuir características que sejam fáceis de ser identificadas;
- Mostrar as suas características e diferenciais;
- Informar sobre os valores da empresa.
Ao definirmos o valor de uma marca ela deve se diferenciar dos seus concorrentes, por alguns aspectos como marca/símbolo, qualidade do serviço/produto e mas acima de tudo pela construção e consolidação da identidade no mercado.
MARKETING E BRANDING
O profissional do marketing é um dos responsáveis pelo BRANDING, traduzindo para o português seria a gestão de marcas, ou seja, o ato de cuidar da imagem de uma empresa. Para os profissionais da área o primeiro passo é a questão do design, juntamente com outras estratégias.
O Branding é a criação e a manutenção de uma marca no mercado. Em marcas de sucesso os profissionais conseguiram desenvolver a marca de acordo com o que a empresa acredita e pratica. O marketing alinhado ao Branding vai gerar valor à marca. Isso porque, juntos, eles acabam fortalecendo a personalidade da marca no mercado, e como consequência o seu valor, já que ajuda a empresa a chegar nos seus objetivos e em mais clientes.
A junção da marca e do marketing se torna fundamental a partir do momento que só construir uma imagem que não dá lucro é inútil. Mas por outro lado rentabilizar sem construir uma marca também não vai dar certo, porque o crescimento dificilmente vai acontecer.
Para construir o valor da marca o trabalho é a longo prazo, e claro, é ideal para a empresa encontrar profissionais que consigam lidar com as nuances do Marketing e do Branding.
Valor da marca para o marketing…
Para finalizar podemos concluir que o valor da marca influencia muito nas ações de marketing, porém esse valor dificilmente vai ser visto sem estratégias de marketing relacionadas com o branding anteriormente. Por isso, a marca, seja na sua construção ou na sua consolidação, sempre vai andar junto com o marketing. E o marketing, por sua vez, sempre precisa trabalhar para que a marca seja cada vez mais valorizada no mercado.